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dc.contributor.advisor Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
dc.contributor.author Ferreira, Mara Agripina Pereira
dc.date.accessioned 2021-12-23T17:34:12Z
dc.date.available 2021-12-23T17:34:12Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation FERREIRA, Mara Agripina Pereira. “Tholl, Imagem e Sonho” e o despertar de uma Pelotas onírica. 2009. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/10200
dc.description.abstract O objetivo do trabalho foi analisar a Educação Ambiental Não-Formal e/ou Informal, contida na Educação Estética, que a Trupe Circense OPTC (Oficina Permanente de Técnicas Circenses) trouxe para seus integrantes e, consequentemente, para os pelotenses. Enfoca como esses passaram a perceber a cidade na medida, em que, relaciona o circo com a Educação Ambiental Não-formal e/ou Informal. Como a Trupe fez os habitantes locais resgatarem o sentimento, o amor e a esperança pela cidade. Utiliza a arte como parte do potencial criativo para a procura do bem viver. Observou-se, no resultado da pesquisa, que os integrantes e a população passaram a re-configurar seu olhar sobre a cidade e a ter mais orgulho dela. Na metodologia para analise, foram utilizadas: pesquisa qualitativa, com referenciais a pesquisa bibliográfica em jornais, revistas e sites; entrevistas com os membros da Trupe e o questionamento com a platéia após o espetáculo. Resgata os sonhos oníricos de seu passado e do presente pelotense. Projeta um futuro de potencialidades de criatividade, ludicidade e cultura. Em um mundo onde se faz cada vez mais necessário tornar feliz um maior número possível de pessoas, o Tholl nos dá a justa medida para começarmos a assumir nossa parcela de responsabilidade nesse processo de Educação Ambiental Não-formal, nesta doce cidade que é Pelotas. pt_BR
dc.description.abstract The objective of this study was to analyze the Non-Formal and/or Informal Environmental Education, contained in Aesthetic Education, that the circus troupe OPTC (Oficina Permanente de Técnicas Circenses) brought to its members and, hence for Pelotas’ population. It focuses on how they came to see the city in the extent that relates the circus with the Non-formal and/or Informal Environmental Education. As the troupe made the locals rescue, feel, love and hope for the city. It uses art as part of the creative potential for the demand of the good life. On the research result it was observed that the members and the population started to reconfigure their look and have more pride of the city. In the methodology for analysis, were used: qualitative research, with references to literature in newspapers, magazines and websites; interviews with members of the troupe and questioning to the audience after the show. It rescues the oneiric dreams of its past and of the present Pelotas. It projects a future of potential for creativity, playfulness and culture. In a world where there is a growing need to make a greater number of people happy, the Tholl gives us the right point to begin to take our share of responsibility in the process of Non-formal Environmental Education in this sweet city that is Pelotas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental não-formal e/ou informal pt_BR
dc.subject Sonhos pt_BR
dc.subject Onírico pt_BR
dc.subject Cuidado pt_BR
dc.subject Doce pt_BR
dc.subject Non-formal and/or informal Environmental Education pt_BR
dc.subject Dreams pt_BR
dc.subject Oneiric pt_BR
dc.subject Care pt_BR
dc.subject Sweet pt_BR
dc.title “Tholl, Imagem e Sonho” e o despertar de uma Pelotas onírica pt_BR
dc.title.alternative “Tholl, Image of Dream” to awake of pelotas oneiric pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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