dc.contributor.advisor |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
|
dc.contributor.advisor |
Santos, Caio Floriano dos |
|
dc.contributor.author |
Barbosa, André Luiz de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-11T19:42:32Z |
|
dc.date.available |
2022-02-11T19:42:32Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
BARBOSA, André Luiz de Oliveira Barbosa. Discursos ambientais e a legitimação das remoções em Rio Grande/RS: um estudo de caso do projeto de revitalização da orla do Saco da Mangueira. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/10360 |
|
dc.description.abstract |
O município do Rio Grande é uma cidade portuária com um processo de
urbanização condicionado por alguns ciclos de desenvolvimento econômico,
desde o século XVIII, passando pelo século XIX e XX, e culminando neste
século com a expansão e modernização do Superporto e a instalação da
Indústria Naval. Assim, a produção do espaço urbano de Rio Grande ocorre a
partir da transformação de sua natureza dentro do modo de produção
capitalista, proporcionando a acumulação de capital financeiro e capital político,
ao mesmo tempo que produzia desigualdades e injustiças, expressas na
constituição da cidade como uma ‘zona de sacrifício’. Nesse contexto, é
elaborado o projeto de Revitalização da Orla do Saco da Mangueira, no qual,
em sua concepção apresenta a necessidade de regularização fundiária,
remoções, obras e aterros, visando a recuperação do corpo hídrico. Dessa
forma, o nosso desafio nesta dissertação foi analisar a constituição do Projeto
de Revitalização da Orla do Saco da Mangueira, no período de 2010 a 2020,
onde colocamos como objetivo “identificar os discursos ambientais que são
utilizados para justificar as remoções de moradia e realocações de famílias na
área de revitalização da Orla do Saco da Mangueira”. Investigamos tais
discursos produzidos na concepção do projeto de revitalização, bem como, em
seu conteúdo, o tema do risco ambiental, e a conservação e a preservação
para legitimar as remoções. Buscamos entender se tais questões estão
relacionadas e revelam um processo de produção de desigualdade ambiental.
Utilizamos o estudo de caso como método, e nos apoiamos na análise de
discurso e na pesquisa bibliográfica metodologia. A Educação Ambiental é
analisada no Plano de Comunicação e Mobilização Social, onde expressa uma
concepção de educar a população como seu objetivo de ação e que
localizamos em uma concepção de Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El municipio de Rio Grande es una ciudad portuaria con un proceso de
urbanización condicionado por algunos ciclos de desarrollo económico, desde
el siglo XVIII, pasando por los siglos XIX y XX, y que culmina en este siglo con
la ampliación y modernización del Superpuerto y la instalación de Industria
Naval. Así, la producción del espacio urbano en Río Grande se da a partir de la
transformación de su naturaleza dentro del modo de producción capitalista,
proporcionando la acumulación de capital financiero y capital político, al tiempo
que produce desigualdades e injusticias, expresadas en la constitución de la
ciudad como una ' zona de sacrificio '. En este contexto, se elabora el proyecto
de Revitalización de la borde del Saco da Mangueira, en el que, en su
concepción, presenta la necesidad de regularización de tierras, remociones,
obras y aterros, con miras a la recuperación del cuerpo de agua. Así, nuestro
desafío en esta disertación fue analizar la constitución del Proyecto de
Revitalización de la Costanera Saco da Mangueira, de 2010 a 2020, donde nos
planteamos el objetivo de “identificar los discursos ambientales que se utilizan
para justificar los desalojos de viviendas y reubicaciones de familias en el área
de revitalización de la borde del Saco da Mangueira”. Investigamos dichos
discursos producidos en la concepción del proyecto de revitalización, así como,
en su contenido, el tema del riesgo ambiental y la conservación y preservación
para legitimar las remociones. Buscamos entender si estos temas están
relacionados y revelar un proceso de producción de desigualdad ambiental.
Utilizamos el estudio de caso como método y nos apoyamos en el análisis del
discurso y la investigación bibliográfica como metodología. La Educación
Ambiental se analiza en el Plan de Comunicación y Movilización Social, que
expresa un concepto de educación de la población como objetivo de acción y
que ubicamos en un concepto de Educación Ambiental |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos Ambientais |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdade Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Revitalização da Orla do Saco da Mangueira |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.subject |
Discursos ambientales |
pt_BR |
dc.subject |
Desigualdad ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Revitalización del borde de Saco da Mangueira |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental. |
pt_BR |
dc.title |
Discursos ambientais e a legitimação das remoções em Rio Grande/RS: um estudo de caso do projeto de revitalização da orla do Saco da Mangueira |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |