Abstract:
Esta dissertação constituiu-se a partir de um estudo de caso cuja intenção foi investigar, com
base na prática docente de educadores e educadoras do Desafio Pré-Universitário Popular,
Pelotas-RS, as correlações entre as temáticas pertinentes à Educação Ambiental e a Educação
Popular e, ainda, compreender como essas são desenvolvidas no espaço dos cursos dessa
mesma natureza. Por se tratar de um Pré-universitário Popular baseado e alicerçado na obra de
Paulo Freire, tem-se como objetivo geral analisar de que maneira os educadores e educadoras
do Desafio Pré-Universitário Popular contribuem para o desenvolvimento de uma Educação
Ambiental crítica no espaço-tempo da sala de aula. O aporte teórico é composto por categorias
como: educação popular, educação ambiental, formação de professores e processo formativo
em ambientes pré-universitários. Os (as) participantes da pesquisa foram educadores e
educadoras de diferentes áreas do conhecimento, atuantes no Desafio Pré-Universitário
Popular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo a qual desenvolveu a coleta de dados
estruturada em dois momentos: fase exploratória e fase descritiva. Como instrumentos para
coleta de dados, foram utilizados um questionário online e entrevistas, realizadas por web
conferência, dado o momento de distanciamento social vivido. Como técnica para análise dos
dados obtidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). A organização da dissertação
foi dividida em oito seções, sendo elas: história de vida, introdução, estado do conhecimento,
fundamentação teórica, percurso metodológico, interpretação dos dados e considerações finais.
This dissertation was constituted from a case study whose intention was to investigate, based
on the teaching practice of educators from the Popular Pre-University Challenge, Pelotas-RS,
the correlations between the themes relevant to Environmental Education and Popular
Education and also to understand how these are developed in the space of courses of this nature.
As it is a Popular Pre-university based and based on the work of Paulo Freire, the general
objective is to analyze how the educators of the Popular Pre-University Challenge contribute to
the development of a critical Environmental Education in the space- classroom time. The
theoretical contribution is composed of categories such as: popular education, environmental
education, teacher training and training process in pre- university environments. The research
participants were educators from different areas of knowledge, active in the Popular PreUniversity Challenge. This is a qualitative research which developed the data collection
structured in two stages: exploratory phase and descriptive phase. As instruments for data
collection, an online questionnaire and interviews were used, carried out by web conference,
given the moment of social distancing experienced. As a technique for analyzing the data
obtained, Discursive Textual Analysis (ATD) was used. The organization of the dissertation
was divided into eight sections, namely: life history, introduction, state of knowledge,
theoretical foundation, methodological path, data interpretation and final considerations.