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dc.contributor.author Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.author Machado, Carlos Roberto da Silva
dc.contributor.author Silva, Luiza Mello da
dc.contributor.author Almeida, Paula Castro
dc.date.accessioned 2011-10-26T19:13:04Z
dc.date.available 2011-10-26T19:13:04Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation PEREIRA, Vilmar Alves, et al. Aporias da subjetividade na acepção de adorno e suas decorrências para a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 25, p. 1-16, jul./dez., 2010. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol25/art5v25.pdf> Acesso em: 26 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1133
dc.description.abstract Vários autores tomam a subjetividade como referência nas discussões hodiernas. De certo modo, ela consiste num ponto de clivagem para entendimento da modernidade e seus legados em nossas práticas. A acepção de sujeito que se sustenta nesse contexto é a de portador de sentido ao mundo com possibilidades de intervir nos endereçamentos da humanidade. A prospecção da subjetividade atinge as diferentes dimensões do pensar e do agir humano. Dentre os diversos campos, onde a subjetividade se afirma, fica explícita a sua atuação, na possibilidade de domínio da natureza. Este artigo apresenta, num primeiro momento, algumas limitações da subjetividade, tendo por referência o texto Sobre Sujeito e Objeto, de um dos expoentes da Escola de Frankfurt, Theodor Adorno; num segundo, estabelece algumas relações com a Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se desenvolverá através de uma abordagem histórico, reconstrutiva, analítica e crítica. pt_BR
dc.description.abstract Several authors take the subjectivity as reference in present-day discussions. In some ways it forms a cleavage point for modern understanding and their legacies in our practices. The individual's meaning which is sustained in that context, is one of sense bearer to the world. This holds the potential to intervene in humanity's addresses. The search of the subjectivity reaches different dimensions of thinking and human action. Among the several fields where the subjectivity is affirmed, it is explicit its performance, in the possibility of the natural domain. This article presents, in the first instance, some limitations of the subjectivity tend for reference the text. On Subject and Object of one of the exponents of the School of Frankfurt Theodor Adorno; in one moment it establishes some relationships common ground with Environmental Education. This study is a bibliographical research that it will grow through an approach report, analytical and critical structure. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Aporias pt_BR
dc.subject Subjetividade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ambiental pt_BR
dc.subject Aporias pt_BR
dc.subject Subjectivity pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Environmental pt_BR
dc.title Aporias da subjetividade na acepção de adorno e suas decorrências para a educação ambiental pt_BR
dc.type article pt_BR


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