Show simple item record

dc.contributor.author Neufeld, Ângela
dc.contributor.author Conceição, Martha Silva
dc.contributor.author Carvalho, Veridiana Pereira de
dc.contributor.author Pereira, Vilmar Alves
dc.date.accessioned 2011-10-29T18:41:27Z
dc.date.available 2011-10-29T18:41:27Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation NEUFELD, Ângela, et al. Os desafios em ser educador no ensino de Ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado II das acadêmicas de Ciências Biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel - RS. Revista Didática Sistêmica, v. 11, p. 104-129, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/redsis/article/viewFile/1650/794>. Acesso em: 26 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1181
dc.description.abstract Este artigo investiga as práticas educativas de educadoras em formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa Campus São Gabriel.Trata-se do acompanhamento e registros das experiências no processo de Estágios Supervisionado II na rede municipal de educação em São Gabriel e se encontra dividido em duas etapas: a primeira, de fundamentação teórica sobre o ensino de ciências visando resgatar a trajetória do ensino de ciências no Brasil e suas principais abordagens metodológicas; a segunda, a partir dos relatórios e das reflexões sobre a docência no estágio, elegeu-se categorias que permitiram identificar o processo de ensino e de aprendizagem. As categorias investigadas são: angústias, expectativas, dificuldades, diálogos – educando e educadora de ciências, metodologia – práticas educativas, desafios cotidianos, aprendizagens e oportunidades. A abordagem metodológica é qualitativa e permitiu a compreensão sobre os desafios do Ensino de Ciências na atualidade bem como a convicção de sua adoção nas práticas educativas de estágios como possibilidade de uma leitura crítica do contexto do Ensino de Ciências em São Gabriel – RS. pt_BR
dc.description.abstract This article investigates the educational practices of educators in shaping the course of degree in Biological Sciences, Universidade Federal do Pampa Campus St. Gabriel. This is the monitoring and recording of the experiences in the Supervised Internship II in the municipal education at St. Gabriel and is divided into two stages: first, the theoretical foundation of science education in order to restore the history of science education in Brazil and its main methodological approaches, the second from the reports and reflections on the teaching stage, was chosen categories that have identified the teaching and learning. The categories investigated are: anxiety, expectations, difficulties, dialogue - student and teacher of science,methodology - educational practices, daily challenges, learning’s and opportunities. The methodology of the research is that of the generative themes of Paulo Freire. This approach to understanding the challenges of teaching science in the news and the conviction of its adoption in educational practice placements as possible a critical reading of the context of Science Teaching in San Gabriel - RS. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Educador pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject São Gabriel - RS pt_BR
dc.subject Training pt_BR
dc.subject Educator pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Sciences pt_BR
dc.title Os desafios em ser educador no ensino de Ciências: uma análise das práticas educativas de estágio supervisionado II das acadêmicas de Ciências Biológicas da UNIPAMPA em São Gabriel - RS pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record