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dc.contributor.author Knuth, Alan Goularte
dc.contributor.author Azevedo, Mario Renato
dc.contributor.author Rigo, Luiz Carlos
dc.date.accessioned 2011-11-01T19:21:49Z
dc.date.available 2011-11-01T19:21:49Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation KNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C.. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 12, p. 73-78, 2007. Disponível em: <http://www.sbafs.org.br/_artigos/60.pdf>. Acesso em: 31 out. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1413-3482
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1253
dc.description.abstract Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsias sobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estão associadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, a superficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira, de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizar questões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado de conclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de 2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas, RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição de importância. pt_BR
dc.description.abstract Despite the term health being usually present in Physical Education classes, there are controversies on how health should be discussed by Physical Education at the school environment. Such doubts are related to at least three aspects: doubts on the best theoretical basis for approaching health topics, the lack of deepness on the concept of health in the context of Physical Education, and the epistemology of segregation, which leads to a duality between biological and human sciences. In this essay, we analyze an experience of including health in the daily routine of Physical Education classes. Interventions took place as part of the requisites for finalizing the Physical Education School at the Federal University of Pelotas, Brazil, in 2006. Interventions were carried out with a group of females, from the 11th grade of a public school in Pelotas, Brazil. This experience helped giving importance to the theme ‘health’ in the school environment. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Health pt_BR
dc.subject Physical Education pt_BR
dc.title A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física pt_BR
dc.title.alternative The inclusion of transversal themes on health in physical education classes pt_BR
dc.type article pt_BR


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