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dc.contributor.author Pereira, Vilmar Alves
dc.date.accessioned 2011-11-02T18:06:52Z
dc.date.available 2011-11-02T18:06:52Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1280
dc.description.abstract Este ensaio teórico tem a pretensão de demonstrar a importância que o conceito de natureza ocupa na pedagogia de Rousseau. Marcado pelo espírito de seu tempo e longe de ser considerado um ingênuo, Rousseau inverte a lógica do pensamento vigente quando considera que naturalmente tudo sai bem das mãos do autor das coisas, defendendo, desse modo, que naturalmente os homens são bons. Que bondade é essa? Se naturalmente somos bons, qual é a necessidade da educação? Essas e outras questões são discutidas neste ensaio. Também será aqui apresentada a defesa de uma educação que respeite o desenvolvimento natural, a partir da retomada de alguns aspectos da leitura de sua obra Emílio ou da Educação. Fica evidente que, a partir do conceito de natureza, não é pensada apenas a educação, mas o modelo de sociedade que se almeja no contexto do século XVIII. pt_BR
dc.description.abstract This theoretical essay aims at showing the importance of the concept of Nature in Rousseau‟s pedagogy. Since he was influenced by his time and could not be considered naïve at all, Rousseau inverted the logics of the prevailing thoughts regarding the belief that everything turns out well in the hands of its author, thereby arguing that men are naturally good. What kind of goodness is this? If we are naturally good, which is the need for education? These issues, and others, are discussed in this essay. We also defend the education that respects natural development by using some of the aspects we have found in Rousseau‟s Émile: or, on Education. Clearly, the concept of nature leads us to think about education and the model of society that is expected in the context of the eighteenth century. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher PEREIRA, Vilmar Alves. O conceito de natureza como ponto de partida na pedagogia de Rousseau. Ambiente e educação, v. 15, n. 2, p. 69-90, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/ambeduc/article/viewDownloadInterstitial/1157/1057>. Acesso em: 26 out. 2011. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Rousseau pt_BR
dc.subject Nature pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.title O conceito de natureza como ponto de partida na pedagogia de Rousseau pt_BR
dc.title.alternative The concept of nature as a starting point in Rousseau’s pedagogy pt_BR
dc.type article pt_BR


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