Abstract:
No cenário contemporâneo, as relações que as crianças constroem no seu cotidiano passaram a ser intermediadas pelas experiências vividas via comunicação televisiva. Em razão disso, podemos afirmar que a mídia excede
os limites do entretenimento, constituindo-se em um importante elemento
formador, devido ao papel que desempenha no processo de educação. Com esse propósito, a mídia televisiva, a partir de um formato homogeneizante de programação infantil, leva crianças de várias partes do mundo a assistirem aos mesmos desenhos animados e às mesmas campanhas publicitárias. Sendo assim, passa a construir modos de ser infantil, ao interferir na maneira de pensar, sentir e desejar, nas formas de relacionamento e na construção de conceitos e valores. Nesta direção, enfocando a mídia televisiva como espaço de aprendizagem, este artigo apresenta a pesquisa desenvolvida com um grupo de crianças, com o objetivo de investigar as interações que os telespectadores infantis estabelecem com as produções televisivas. Ao identificarmos brincadeiras, desenhos e narrativas orais e escritas privilegiadas pelas crianças, constatamos que elas constroem concepções de natureza, gênero, violência e consumo sob
influência dos desenhos animados e seriados, aos quais elas têm acesso. Neste texto, em especial, destacamos as reflexões suscitadas a respeito do consumo e da construção de saberes específicos entre as crianças, intermediados pelo acesso à propaganda e aos personagens das produções televisivas. Ao final, consideramos que pensar as infâncias no contexto da contemporaneidade requer
considerar o predomínio da linguagem visual e o papel das corporações da mídia nas experiências extra-escolares das crianças.
In the contemporary scenario, the relationship which children build in their everyday lives became mediated by experiences obtained via television communication. It means that media exceeds the limits of entertainment, being an important educational element due to its role in the educational process. With this purpose the television media, based on a homogenizing format of programs for the infant, leading children from different parts of the world to watch the same cartoons and publicity campaigns. Therefore it constitutes manners of being children, interfering in the way of thinking, feeling and desires, in the relationship styles and in the concept and the value building process. Considering television media as a learning environment, this article presents a research carried out with a group of children, aiming at the investigation of the interactions that infant viewers establish with the television productions. In identifying plays, drawings, oral and written narratives privileged by children, it was observed that children build conception of nature, gender, violence and consumption under the influence of cartoons and sitcoms to which they have access. In this text, we highlight the generated reflections about consumption and specific knowledge building among children, which are
mediated by the access to propaganda and to personages of television productions. Finally, we consider that thinking of infancies in the contemporary context requires consideration of the predominance of visual language and the role of media corporations in the extra-school experiences.