Show simple item record

dc.contributor.author Nogueira, Gabriela Medeiros
dc.contributor.author Peres, Eliane Teresinha
dc.date.accessioned 2011-11-04T12:37:37Z
dc.date.available 2011-11-04T12:37:37Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation NOGUEIRA, G. M.; PERES, E. T.. Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010. Revista Contrapontos, v. 11, n. 2, p. 179-187 , 2011. Disponível em: <http://www6.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2744>. Acesso em: 04 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-7114
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1334
dc.description.abstract Este artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. pt_BR
dc.description.abstract This article presents the key results of a study involving the analysis of thirty-six Master’s Degree dissertations and fi ve Doctorate theses defended as part of the Postgraduate courses in Education, from 2006 to 2010, focusing on the subject of the nine-year Elementary Education. The aim is to investigate the academic production on this theme of research, and its main contributions to the fi eld of Education. The results of this investigation indicate that the academic production on the nine-year Elementary Education focuses on different aspects. Thus, fourteen different approaches were identifi ed, including the introduction of the nine-year Elementary Education policy; meanings attributed to the new system by teachers in Elementary Education; literacy and the ability to read and write; and childhood and the relations between Pre-school Education and Elementary Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental de nove anos pt_BR
dc.subject Produção acadêmica pt_BR
dc.subject Elementary Education pt_BR
dc.subject Nine-year Elementary Education pt_BR
dc.subject Academic Production pt_BR
dc.title Ensino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010 pt_BR
dc.title.alternative Nine year-elementary education: an analysis of the contributions of dissertations and theses presented in the period 2006-2010 pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record