dc.contributor.author |
Freitas, Fabrício Monte |
|
dc.contributor.author |
Silva, João Alberto da |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Ricardo Rios |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-17T07:40:38Z |
|
dc.date.available |
2011-11-17T07:40:38Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, João Alberto da ; OLIVEIRA, Ricardo Rios ; FREITAS, Fabricio Monte . Formação inicial de professores de matemática: os estágios supervisionados e as histórias de vida. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 5, p. 1-10, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2010v5n1p61>. Acesso em: 16 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1369 |
|
dc.description.abstract |
Muitos alunos da licenciatura em Matemática têm ingressado no curso sem qualquer experiência de ensino em sala de aula. Para estes estudantes, o primeiro momento de exercício da docência se dá durante o estágio supervisionado. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de refletir a respeito da influência das práticas docentes durante a formação inicial dos professores que nunca haviam entrado em sala de aula antes do estágio. Utilizamos a metodologia das Histórias de Vida para produzir uma escrita cooperativa que evidenciou as principais marcas deixadas pelo estágio na constituição da professoralidade dos sujeitos entrevistados. Identificamos que a consciência do inacabamento, a aquisição dos saberes de experiência e a construção da identidade são marcas que surgem durante este momento de constituição do ser professor. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Estágios supervisionados. |
pt_BR |
dc.title |
Formação inicial de professores de matemática: os estágios supervisionados e as histórias de vida |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Initial training of teachers of mathematics: supervised the stages and life Stories |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.5007/1981-1322.2010v5n1p61 |
pt_BR |