Show simple item record

dc.contributor.author Bartelmebs, Roberta Chiesa
dc.contributor.author Moraes, Roque
dc.date.accessioned 2011-11-17T07:47:11Z
dc.date.available 2011-11-17T07:47:11Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation BARTELMEBS, R. C.; MORAES, R.. Teoria e prática do ensino de astronomia nos anos iniciais: mediação das aprendizagens por meio de perguntas. Revista Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 1, p. 98-112, 2011. Disponível em: <http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/viewFile/535/269>. Acesso em: 16 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2237-4450
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1371
dc.description.abstract Este trabalho consiste da construção teórica de elementos para a elaboração de uma atividade de Astronomia em turmas dos Anos Iniciais do ensino fundamental. Nele, buscamos compreender os pressupostos teóricos e metodológicos que constituem as aulas de ciências nestas séries, buscando evidenciar a necessidade e a importância da pesquisa e da participação ativa dos alunos nas aulas. Trazemos para discussão um conceito chave para a Astronomia, que é a observação, e a partir disto refletimos sobre a formação dos professores e a sua qualificação para o ensino desta ciência, suas inquietações e dúvidas perante algo desconhecido. Após as reflexões teóricas, propomos uma atividade prática sobre as fases da Lua, na tentativa de demonstrar como se podem pensar atividades de Astronomia que envolvam alunos e professores, que sejam fáceis de executar e tenham baixo custo, e, ao mesmo tempo, tragam possibilidades de os alunos desenvolverem suas habilidades na fala, na escrita bem como na aquisição da linguagem científica e seu uso, o que nos remete a alfabetização científica decorrente de todo este processo. pt_BR
dc.description.abstract This work consists of theoretical construction of elements for the elaboration of an activity in astronomy classes in the first years of elementary school. In it, we understand the theoretical and methodological assumptions that constitute the science classes in this series, this article emphasizes the necessity and importance of research and active participation of students in class. We bring to discussion a key concept for Astronomy, which is the observation, and from this we reflect on the training of teachers and their qualification for the teaching of science, his concerns and doubts faced with something unknown. After the theoretical reflections, we propose a practical activity on the phases of the moon in an attempt to demonstrate how one can think of astronomy activities that involve students and teachers who are easy to implement and have low cost, and at the same time, bring opportunities the students develop their skills in speaking, writing and the acquisition of scientific language and its usage, which reminds us of scientific literacy due to this process. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de astronomia pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Metodologia participativa pt_BR
dc.subject Astronomy education pt_BR
dc.subject Early years pt_BR
dc.subject Science education pt_BR
dc.subject Participatory methodology pt_BR
dc.title Teoria e prática do ensino de astronomia nos anos iniciais: mediação das aprendizagens por meio de perguntas pt_BR
dc.title.alternative Theory and practice of the teaching of astronomy in the early years: mediation of learning through questions pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record