Abstract:
No presente artigo será apresentada a concepção de Educação Ambiental, sob uma
abordagem da escola, do professor e do aluno na perspectiva crítico-reflexiva, levando em consideração as relações entre meio natural, sócio-econômico e cultural. Destaca-se que o homem é um ser de relações com o meio social e cultural e que, por isso, é necessário pensar nas relações sociais que perpassam a
escola, os professores e os alunos. Serão enunciados temas centrais da minha dissertação de mestrado no grupo Alfabeturas, do CAIC/FURG, articulando-os com a temática do ecomunitarismo e destacando a importância da solidariedade e da cooperação e também do trabalho coletivo. Para tanto, utilizou-se o diálogo em rodas e o registro escrito das professoras como elementos preponderantes para a formação
continuada em coletivos e para a reflexão das práticas pedagógicas. Será apresentada ainda uma reflexão a respeito do ecomunitarismo como possibilitador do pensar a formação continuada em coletivos. O
referencial teórico que orienta este estudo é colhido em Freire, Brandão, Ruscheinsky, Warschauer, entre outros.
This paper aims at presenting the conception of Environmental Education and an approach
to school, teacher and student from a critical-reflective perspective, taking into account the relations among the natural, socio-economic and cultural environments. It highlights that man is a being who relates to the social and cultural environments and that it is necessary to think about the social relations which intermingle the school, teachers and students. I have presented the main themes of my Master’s
thesis, which involves the work developed in Alfabeturas - a group at CAIC/FURG – and concerns Ecocommunitarianism, thus, pointing out the importance of sympathy, cooperation and collective work in wheels of education. The teachers’ written records are also fundamental elements for teacher education
and their reflection on pedagogical practices. Therefore, Eco-communitarianism is seen as a factor that enables in-service education in collectives. Finally, this paper is mostly based on Freire, Brandão,
Ruscheinsky and Warschauer.