Show simple item record

dc.contributor.author Longaray, Deise Azevedo
dc.contributor.author Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.contributor.author Silva, Fabiane Ferreira da
dc.date.accessioned 2011-11-18T05:12:47Z
dc.date.available 2011-11-18T05:12:47Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation LONGARAY, Deise Azevedo; RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Fabiane Ferreira da. "Eu não suporto isso: mulher com mulher e homem com homem": analisando as narrativas de adolescentes sobre homofobia. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 11, p. 252-280, 2011. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/longaray-ribeiro-silva.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1645-1384
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1378
dc.description.abstract No presente artigo problematizamos a homossexualidade e a homofobia como construções sociais, culturais e históricas implicadas em sistemas de significação e relações de poder/saber. A escola é uma das instituições que (re)produz tais discursos, por exemplo, através do silenciamento no currículo sobre as questões de homofobia, de diversidade sexual e de gênero, contribuindo para a afirmação da heterossexualidade como a única forma de viver os prazeres e desejos. Neste sentido, analisamos as narrativas produzidas por adolescentes sobre homofobia, buscando compreender em que medida esses adolescentes vão sendo interpelados pelos discursos acerca da diversidade sexual e de gênero. Enfatizamos a importância de discutir tais questões no âmbito escolar, uma vez que essa instância contribui na formação dos sujeitos e de suas identidades. Utilizamos, como estratégias metodológicas para a produção das narrativas, o preenchimento de um questionário e a constituição de grupos focais. Ao analisar as narrativas, evidenciamos que os/as adolescentes participantes da pesquisa entendem a homofobia como uma maneira excludente de agir, na sociedade, na família e também na escola, local que, segundo eles/as, é propício para discutir essas questões. pt_BR
dc.description.abstract In this paper, homosexuality and homophobia are problematized as social, cultural and historical constructions, which are implicated in systems of meaning and relations of power/knowledge. The school is an institution (re)producing such discourses, for example, by silencing the curriculum on issues of homophobia, sexual diversity and gender, thus contributing to the affirmation of heterosexuality as the only way to experience pleasures and desires. Therefore, narratives produced by teenagers about homophobia are analyzed in order to understand the extent to which adolescents are being challenged by the discourse on sexual diversity and gender. The importance of discussing such issues within the school is focused by taking into account that such body contributes to the formation of the subjects and their identities. For the production of narratives, the methodological strategies of filling out a questionnaire and establishing focus groups were used. By analyzing the narratives, the adolescents participating in the research were shown to have an understanding of homophobia as an exclusive way to act in society, the family and also the school as sites they said to be ripe to discuss these issues. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Diversidade sexual pt_BR
dc.subject Homofobia pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Sexual diversity pt_BR
dc.subject Homophobia pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.title "Eu não suporto isso: mulher com mulher e homem com homem": analisando as narrativas de adolescentes sobre homofobia pt_BR
dc.title.alternative "I can't stand it, women with women and men with men": analyzing adolescents narratives on homophobia pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record