Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Fabiane Ferreira da
dc.contributor.author Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.date.accessioned 2011-11-18T05:17:49Z
dc.date.available 2011-11-18T05:17:49Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero. Cadernos de Educação, Pelotas , p. 183-204, 2009. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n34/12.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 2178-079X
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1380
dc.description.abstract Neste artigo, buscamos analisar a rede de discursos acerca da educação escolarizada das mulheres integrantes da Associação Movimento Solidário Colméia. Para tanto, examinamos suas narrativas, que emergiram durante o desenvolvimento do curso Mulher e Cidadania. No estudo, problematizamos os motivos que impossibilitaram tanto o acesso à educação escolarizada, quanto a continuação dos estudos dessas mulheres, como também os significados que elas atribuem à educação escolar. Nesse sentido, procuramos discutir as implicações de alguns discursos e práticas sociais na constituição das mulheres da Colméia. Ao proceder de tal forma, estabelecemos conexões com os Estudos Culturais e de Gênero, nas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Michel Foucault. pt_BR
dc.description.abstract In this article we aimed to analyze the net of narratives concerning the schooling education of women in the Beehive Solidarity Movement Association. To realize, we examined their narratives that emerged during the development of the Woman and Citizenship. course In the study, we problematized the reasons that hindered their access to school education, as well to the continuation of the study by these women, and the meanings they attribute to schooling education. In that sense, we tried to discuss the implications of some narratives and social practices in the constitution of the women at the Beehive. When proceeding in such a way we established connections with the Cultural Studies and of Gender, in the poststructuralist verges, and with some propositions of Michel Foucault. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject Gênero e educação escolarizada pt_BR
dc.subject Narratives pt_BR
dc.subject Gender and schooling education pt_BR
dc.title Contando e ouvindo histórias: educação escolarizada, mulheres e gênero pt_BR
dc.title.alternative Telling and hearing histories: school education, women and gender pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record