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dc.contributor.author Garcia, Maria Manuela Alves
dc.contributor.author Anadon, Simone Barreto
dc.date.accessioned 2011-11-18T05:28:00Z
dc.date.available 2011-11-18T05:28:00Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation GARCIA, Maria Manuela Alves; ANADON, Simone Barreto. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, p. 63-85, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a04.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0101-7330
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1382
dc.description.abstract O estudo problematiza um conjunto de oito depoimentos de natureza biográfica de professoras de séries iniciais da rede de ensino municipal do Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo um diálogo com as categorias de governamentalidade, intensificação do trabalho docente, cuidado e gênero, a fim de contribuir para o entendimento das mudanças que vêm atingindo o trabalho docente nas séries iniciais, no bojo das políticas de reforma educacional das décadas finais do século XX, no Brasil. A precarização das condições de trabalho dos professores da educação básica, os baixos salários do magistério, as novas demandas de trabalho na gestão da escola, dos currículos e do ensino, as políticas oficiais de profissionalização, o estímulo a uma moral de autorresponsabilização e culpa por parte do discurso oficial, que toma como objeto de governo a subjetividade das professoras e as emoções no ensino, têm como efeitos a intensificação e a autointensificação do trabalho docente. pt_BR
dc.description.abstract This study problematizes eight biographical accounts of public elementary school teachers in Capão do Leão, a small town in Rio Grande do Sul, Brazil. It strives to contribute to understand better the transformations in teachers’ work embedded in the late 20th century educational reform policies by establishing a dialogue among the following analytical categories: governmentality, intensification of teachers’ work, care and gender. The intensification of teachers’ work and self-exploitation is driven by: the precarious working conditions of elementary school teachers; low salaries; new administrative, curricular and instructional demands; official policies for teacher “professionalization”; and an official discourse that promotes norms of individual responsibility and guilt and aims to govern the subjectivity and emotions of teachers. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Reforma educacional pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Intensificação pt_BR
dc.subject Autointensificação pt_BR
dc.subject Educational reform pt_BR
dc.subject Teachers’ work pt_BR
dc.subject Intensification pt_BR
dc.subject Selfexploitation pt_BR
dc.title Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente pt_BR
dc.title.alternative Educational reform, intensification of teacher's work and self-exploitation pt_BR
dc.type article pt_BR


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