dc.contributor.author |
Garcia, Maria Manuela Alves |
|
dc.contributor.author |
Anadon, Simone Barreto |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-18T05:28:00Z |
|
dc.date.available |
2011-11-18T05:28:00Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
GARCIA, Maria Manuela Alves; ANADON, Simone Barreto. Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, p. 63-85, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v30n106/v30n106a04.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0101-7330 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1382 |
|
dc.description.abstract |
O estudo problematiza um conjunto de oito depoimentos de natureza biográfica de professoras de séries iniciais da rede de
ensino municipal do Capão do Leão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo um diálogo com as categorias de governamentalidade, intensificação do trabalho docente, cuidado e gênero, a fim de contribuir para o entendimento das mudanças que vêm atingindo o trabalho docente nas séries iniciais, no bojo das políticas de reforma educacional das décadas finais do século XX, no Brasil. A precarização das condições de trabalho dos professores da educação básica, os baixos salários do magistério, as novas demandas de trabalho na gestão da escola, dos currículos e do ensino, as políticas oficiais de profissionalização, o estímulo a uma moral de autorresponsabilização e culpa por parte do discurso oficial, que toma como objeto de governo a subjetividade das professoras e as emoções no ensino, têm como efeitos a intensificação e a autointensificação do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study problematizes eight biographical accounts of public elementary school teachers in Capão do Leão, a small town
in Rio Grande do Sul, Brazil. It strives to contribute to understand better the transformations in teachers’ work embedded in the late 20th century educational reform policies by establishing a dialogue among the following analytical categories: governmentality, intensification of teachers’ work, care and gender. The intensification of teachers’ work and self-exploitation is driven by: the precarious working conditions of elementary school teachers; low salaries; new
administrative, curricular and instructional demands; official policies for teacher “professionalization”; and an official discourse that promotes norms of individual responsibility and guilt and aims to govern
the subjectivity and emotions of teachers. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Intensificação |
pt_BR |
dc.subject |
Autointensificação |
pt_BR |
dc.subject |
Educational reform |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers’ work |
pt_BR |
dc.subject |
Intensification |
pt_BR |
dc.subject |
Selfexploitation |
pt_BR |
dc.title |
Reforma educacional, intensificação e autointensificação do trabalho docente |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational reform, intensification of teacher's work and self-exploitation |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |