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dc.contributor.author Silva, João Alberto da
dc.date.accessioned 2011-11-18T06:38:41Z
dc.date.available 2011-11-18T06:38:41Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation SILVA, João Alberto da. Modelos de Significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 12-34, 2009. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/72>. Acesso em: 16 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1806-5821
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1390
dc.description.abstract Os estudos da Epistemológica Genética são capazes de responder a maior parte dos problemas a respeito do conhecimento, todavia, acreditamos que é possível avançar mais na compreensão do papel ativo dos objetos e do funcionamento mental no adulto. Nossa hipótese é de que o pensamento organiza modelos de significação em função dos esquemas e das implicações significantes disponíveis. No caso do Ensino Superior, muitos dos problemas dos estudantes universitários remontam a conteúdos elementares, que deveriam ter sido aprendidos na Educação Básica. Realizamos um experimento para averiguar as significações construídas por adultos a respeito das operações aritméticas elementares. A referência metodológica é o Método Clínico praticado pela Escola de Genebra. Foi possível perceber a variedade de comportamentos dos adultos frente ao problema, de maneira que suas condutas eram influenciadas enormemente pelos graus de complexidade e novidade da tarefa proposta. Por fim, concluímos que o pensamento do adulto apresenta uma estrutura muito poderosa que se desdobra em mobilidade e agilidade de raciocínio muito grandes. Entretanto, os conteúdos resistem à assimilação do sujeito e evidenciam o caráter ativo do objeto nos processos de interação. As aprendizagens baseadas em algoritmos ou processos automatizados restringem os processos de pensamento do adulto, dando origem a modelos incapazes de significar os problemas envolvidos. pt_BR
dc.description.abstract The Genetic Epistemology studies are able to answer most part of the problems related to knowledge. We are for the importance of meaning attribution to contents as one of the determinating factors of the intelligence organization process. Our hypothesis is that the thought organizes the signification models based on the schemes and the significant implications viable. In Higher Education, for example, many of the university student’s problems turn to elementary contents, which should have been learned in Basic Education. Taking it into consideration, we did an experiment to verify the significations build up by adult subjects about the elementary arithmetical operations. The methodological reference is the Clinical Method practiced by Geneva School. It was possible to notice a variety in the adults behaviors when facing the problem, in a way that their performance were highly influenced by the complexity and novelty levels of the task proposed. At the end, we concluded that the adult thought presents a powerful structure which unfolds itself in greater mobility and reasoning agility. Nevertheless, the contents keep on resisting the subject appropriation and put in evidence the active role of the object in the interaction processes. The learning based on algorithms or automatic processes strict the adult knowledge, getting started models incapable of significating the problems involved. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Modelos de significação pt_BR
dc.subject Epistemologia genética pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Psicologia da inteligência pt_BR
dc.subject Signification models pt_BR
dc.subject Genetic Epistemology pt_BR
dc.subject Mathematical education pt_BR
dc.subject Intelligence psychology pt_BR
dc.title Modelos de Significação construídos por adultos em problemas de soma e subtração pt_BR
dc.title.alternative Signification models constructed by adults in addition and subtraction problems pt_BR
dc.type article pt_BR


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