Show simple item record

dc.contributor.author Arriada, Eduardo
dc.contributor.author Nogueira, Gabriela Medeiros
dc.contributor.author Santos, Rita de Cássia Grecco dos
dc.date.accessioned 2011-11-25T12:56:26Z
dc.date.available 2011-11-25T12:56:26Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation ARRIADA, Eduarda; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 85 - 93, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/1025/1111>. Acesso em: 23 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1983-9294
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1394
dc.description.abstract Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes. pt_BR
dc.description.abstract The text exposes the argument of the strategies which are devised by children between five and six years old studying at the 'Colégio São José' childre's Education, city of Pelotas R/S. They search for the adequate meaning of time in their daily lives. This involves the understanding of the physical and subjective time, as wel as the time built in a social context, in an effort to assess the logic by which the solutions are formed from the children's perpective, via a study utilizing photographs taking place at storical city squares/parks, thus stablishing and analogy between the past and the present, and the stories that follow. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Narrativa pt_BR
dc.subject Noção de tempo pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject Children's education pt_BR
dc.subject Meaning of time pt_BR
dc.subject Photograph pt_BR
dc.subject Stories pt_BR
dc.title A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia pt_BR
dc.title.alternative Child vs. temporal relationship: in the quest for own strategies for the understanding of time via photographs pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record