dc.contributor.author |
Arriada, Eduardo |
|
dc.contributor.author |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
|
dc.contributor.author |
Santos, Rita de Cássia Grecco dos |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-25T12:56:26Z |
|
dc.date.available |
2011-11-25T12:56:26Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.citation |
ARRIADA, Eduarda; NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos. A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 85 - 93, 2008. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/1025/1111>. Acesso em: 23 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1983-9294 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1394 |
|
dc.description.abstract |
Os autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The text exposes the argument of the strategies which are devised by children between five and six years old studying at the 'Colégio São José' childre's Education, city of Pelotas R/S. They search for the adequate meaning of time in their daily lives. This involves the understanding of the physical and subjective time, as wel as the time built in a social context, in an effort to assess the logic by which the solutions are formed from the children's perpective, via a study utilizing photographs taking place at storical city squares/parks, thus stablishing and analogy between the past and the present, and the stories that follow. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Noção de tempo |
pt_BR |
dc.subject |
Children |
pt_BR |
dc.subject |
Children's education |
pt_BR |
dc.subject |
Meaning of time |
pt_BR |
dc.subject |
Photograph |
pt_BR |
dc.subject |
Stories |
pt_BR |
dc.title |
A criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Child vs. temporal relationship: in the quest for own strategies for the understanding of time via photographs |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |