Show simple item record

dc.contributor.author Dutra, Jorge da Cunha
dc.contributor.author Del Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.date.accessioned 2011-11-26T17:43:38Z
dc.date.available 2011-11-26T17:43:38Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation DUTRA, J. C.; DEL PINO, M. A. B.. Resgate histórico do ensino de filosofia nas escolas brasileiras: do século VXI ao século XXI. Intermeio, v. 16, p. 85-93, 2010. Disponível em <http://www.intermeio.ufms.br/revistas/31/31%20Artigo_05.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1413-0963
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1397
dc.description.abstract O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, a qual tem como objetivo apresentar o ensino escolar da disciplina de Filosofia na história da educação brasileira. Para tanto, buscamos realizar o resgate histórico desde o período do Brasil Colônia até o período Republicano do século XXI. Neste trabalho, destacaremos os processos que a disciplina de Filosofia sofreu ao longo de sua história; trajetória esta influenciada pelas ideologias governistas de cada época, bem como o próprio processo de exclusão e reinserção nos quadros curriculares das escolas brasileiras. Acreditamos que este trabalho possa fornecer valiosos subsídios para o estudo do ensino de Filosofia na educação básica, bem como possibilitar a construção de novos pensamentos que permitam este repensar constante no que diz respeito à construção de um currículo que se aproxime cada vez mais do sentido reflexivo, próprio do ato de filosofar. pt_BR
dc.description.abstract This article is based on a literature search, which aims to show how it presents the school’s discipline of philosophy in the history of Brazilian education. To this end, we made the historical recovery from the period of colonial Brazil until the Republican period of twenty-first century. In this work, we will highlight the processes that the discipline of philosophy has suffered throughout its history, this trend influenced by ideologies governments of each season as well as the very process of deletion and reinsertion in the framework curricula for schools in Brazil. W e believe that this work can provide valuable input for the study of philosophy teaching in basic education, as well as enable the construction of new thoughts that allow this constant rethinking with regard to the construction of a curriculum that approaches increasingly reflective of the sense of its own act of philosophizing. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject História do ensino de filosofia no Brasil pt_BR
dc.subject Filosofia no ensino médio pt_BR
dc.subject Filosofia no currículo escolar pt_BR
dc.title Resgate histórico do ensino de filosofia nas escolas brasileiras: do século VXI ao século XXI pt_BR
dc.title.alternative Historical review of the education of philosophy in the Brazilian schools: from the sixteenth century to the twenty- first century pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record