Abstract:
O artigo objetiva apresentar algumas aproximações entre Estética, Educação Ambiental (EA) e a Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin, visando a contribuir para o entendimento da situação socioambiental vigente, na consideração de que as transformações dos valores éticos e
estéticos modificam atitudes e comportamentos nas relações dos sujeitos com
o meio ambiente. A Educação Ambiental, mais do que uma nova forma de pensar ou agir, representa a possibilidade de (res)significação e renovação do
próprio pensamento/conhecimento humano. Nesse contexto, a Estética apresenta-se como elemento fundamental que viabiliza a compreensão sensível dos fatores culturais e sociais, possibilitando o surgimento de diferentes mentalidades e comportamentos. Tal abordagem propicia problematizarmos a
questão a partir de sutis deslocamentos, como o poder poético e político de
elementos institucionalizados, refletindo sobre as relações entre ética e estética,
política e arte, na sociedade contemporânea.
This article aims to present some approaches between Aesthetics, Environmental Education (EE) and Edgar Morin’s epistemology of
complexity, willing to contribute to the understanding of the present socioenvironmental situation, considering that transformations of ethical and
aesthetics values modify attitudes and behaviours in the relations between
humans and environment. Environmental Education, more than a new way of thinking and acting, represents the possibility of resignifying and renewing human thought/knowledge. Aesthetics is an essential element that allows the
sensitive comprehension of cultural and social factors and the appearance of
different mentalities and behaviours. That understanding allows us to think the
subject through smooth movements, like the poetic and political power of
institutionalised elements, and therefore we can reflect on the relations between ethics and aesthetics, politics and art, in contemporary society.