Show simple item record

dc.contributor.author Martins, Everton Bandeira
dc.contributor.author Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.author Sosa, Derocina Alves Campos
dc.date.accessioned 2011-11-30T05:10:41Z
dc.date.available 2011-11-30T05:10:41Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation MARTINS, Everton Bandeira; CUNHA, Jorge Luiz da; SOSA, Derocina Alves Campos. A educação como aporte de socialização e construção da cidadania: compreendendo as relações de poder como subsidio teórico na configuração dos processos educativos. Publicatio Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, Ponta Grossa, v. 17, p. 167-175, 2009. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/viewFile/1770/1315>. Acesso em: 23 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1676-8493
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1437
dc.description.abstract Neste texto discorreremos sobre o papel da Educação como fonte de difusão e produção do conhecimento na sociedade contemporânea, destacando os processos educativos. Ao longo do escrito defenderemos que cabe às diferentes práticas educacionais o objetivo das mudanças sociais nas diferentes estruturas organizacionais. Para tal, se faz indispensável refletirmos sobre o papel da Educação como práxis de socialização na constituição do senso de cidadania entre seus partícipes. Por isso, optamos por discutir a relação Conhecimento-Poder, sendo cabível nessa perspectiva a análise da confi guração das redes de poder existentes na sociedade hodierna. Assim, partiremos do cruzamento das discussões, concatenando que na ordem mundial atual, existe certa mobilidade da população, porém, uma mobilidade controlada. Nesse aspecto emerge o conceito de cidadania, do qual trataremos. Escolhemos este caminho por acreditarmos que a cidadania pode ser alcançada por todos na teoria, mas na prática apenas alguns poucos conseguem romper com o status quo. Isso evidencia que os profi ssionais da área da Educação devem pautar suas atuações, focados não apenas nas práticas escolares, mas oferecendo subsídios aos diversos produtores de processos educativos. Destacaremos esses pensamentos com o objetivo de romper com.a dicotomia cidadão, não cidadão, o qual não tem mais motivos para se apresentar. Por esse motivo se fez necessário abordar o papel dos processos educativos, no que se referem às discussões a respeito de práticas cotidianas. Assim, defenderemos que é só a partir dos processos educativos, e aí se incluem as práticas escolares, principalmente as do Ensino Básico obrigatório, que existe uma maior possibilidade de afetar a atual realidade, na busca de rompimentos. Por fim, discorreremos sobre a Educação que é vista como um processo de humanização, que se dá ao longo de toda a vida, em sociedade, sendo, por isso, produto e produtora das complexas redes sociais, servindo tanto como legitimadora, quanto como catalisadora de mudanças. pt_BR
dc.description.abstract In this paper we will discuss the role of education as a source of production and dissemination of knowledge in contemporary society, emphasizing the educational processes. Along the written we are going to defend that, it fi ts the different education practices, the objective of the social changes in the different organizational structures. To this end, it is essential to think about the role of the Education as a practice of socialization in the constitution of the sense of citizenship among its participants. Therefore, we chose to discuss about the relation knowledge-power, being appropriate in this perspective the analysis of the confi guration of existing networks of power in the present society. Thus, we will cross the discussions, concatenating that the current world order, there is some mobility of the population, however, a controlled motion. In this aspect emerges the concept of citizenship, which we are going to treat. We chose this way because we believe that citizenship can be achieved by everyone in theory, but in practice only a few manage to break with the quo status. So, showing up that professionals of Education must align their roles, focused not only on teaching practices, but offering subsidies to purchasers of educational processes. We are going to detach these thoughts in order to break the dichotomy citizen, non-citizen, which has no more reason to play. For this reason it was necessary to address the role of educational processes as they relate to discussions of everyday practices. Then, we are going to defend it is only on the educational processes, and they include school practices, especially basic education compulsory, there is a greater chance of affecting the current reality in the pursuit of disruptions. Finally, we are going to discuss the education which is seen as a humanizing process that occurs throughout life in society, and therefore product and producer of complex social networks, serving both as a legitimization as a catalyst for change. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Relações de poder pt_BR
dc.subject Processos educativos pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Power relations pt_BR
dc.subject Education processes pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.title A educação como aporte de socialização e construção da cidadania: compreendendo as relações de poder como subsidio teórico na configuração dos processos educativos pt_BR
dc.title.alternative Education as contribution of socialization and constitution of citizenship: understanding the relations of power as rent theory in educational setting procedures pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record