Abstract:
Este artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa
acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as
interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando
as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem
de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças,
estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio
Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram
realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão,
debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs
Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as
interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo
deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise,
evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem
representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos
de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos.
This article presents insights raised by an investigative experience concerning the television consumption in childhood. Such study aimed at learning the interactions established by children with such shows, identifying what is learned by them as viewers as they get the message and content from the media. Twentyfour children took part in this study, all of whom were students from public schools in the city of Rio Grande-RS. Under the orientation of qualitative approach’s assumptions, observations and interviews were carried out, in order to understand how the access to TV was processed within the family environment, as well as to find out the preferences of children concerning TV shows. As the study went on, reflective situations were proposed, debated and produced in the classroom, focusing on the cartoon Totally Spies (Três Espiãs Demais) and TV series Power Rangers Wild Force (Power Rangers Força Animal), which enabled us to unveil the interpretations of the group concerning to the plots and characters of such shows. Throughout the text, specifically, gender is focused as a category of
analysis, highlighting that TV shows tailored to children build constructs based on oppositions and dualisms, teaching differentiated ways of being for girls and boys based on hegemonic cultural meanings.