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dc.contributor.author Osório, Mara Rejane Vieira
dc.date.accessioned 2011-11-30T06:47:09Z
dc.date.available 2011-11-30T06:47:09Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation OSÓRIO, Mara Rejane Vieira. Professores e Educação Ambiental: implicações para o currículo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 399-416, 2011. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1776/1610>. Acesso em: 22 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1480
dc.description.abstract Este texto é parte de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevistas e observações. O foco teórico seguiu contribuições dos estudos pós-estruturalistas que, na área da educação, vêm problematizando a questão do currículo e suas implicações produtivas. Discute a relação entre os professores e os discursos sobre Educação Ambiental movimentados pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA) de Pelotas, Rio Grande do Sul (RS). Mostra que os discursos e as estratégias sobre a Educação Ambiental que essa secretaria movimentou acabaram influenciando os modos de pensar e agir dos professores em termos de Educação Ambiental. Defende que essa relação, entre professores e a SQA, ajudou a reforçar no espaço escolar um tipo de currículo de Educação Ambiental chamado currículo turístico. pt_BR
dc.description.abstract This text is part of a qualitative research that used as data collection instruments questionnaires, interviews and observation. The theoretical focus followed contributions of the poststructuralist studies that, in educational area, use to problematize the curriculum and its productive implications. The study discusses the relation among teachers and the Environmental Education discourses taken by the Environmental Quality Municipal Secretary of Pelotas, Rio Grande do Sul State. It shows that the discourses and strategies used by this Secretariat influenced the teachers’ way of thinking and acting. It defends that the relation among teachers and the Environmental Quality Secretariat reinforced a kind of environmental education curriculum known as tourism curriculum. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Discursos pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Discourses pt_BR
dc.title Professores e educação ambiental: implicações para o currículo pt_BR
dc.title.alternative Teachers and Environmental Education: curriculum implications pt_BR
dc.type article pt_BR


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