Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino profissionalizante agrícola

Brod, Fernando Augusto Treptow; Rodrigues, Sheyla Costa

Abstract:

 
Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionais cotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional.
 
Essay on the use of Information and Communication Technology (ICT) in daily educational practices through a virtual space mediated by a customized, flexible, interactive teaching methodology, able to offer diverse and challenging situations to students and teachers. The goal is a reflection on the implementation of a Virtual Learning Environment (VLE) as a space for working and living together, following the adoption of a methodology as a pedagogical strategy and guiding the teaching-learning process in the discipline of informatics to the agricultural education in the Federal Network of Vocational Scientific and Technological Education. The proposal is to develop a collaborative learning environment that emphasizes the active participation and interaction of both students and teachers rather than the passive model of learning in which students play only the role of listeners and the teacher is the center of information and holder of knowledge. In this environment are proposed activities to be developed in research projects that require students to acquire knowledge of computers and allow the teacher to interact with the theme proposed by the student, establishing thus a bidirectional channel.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos