Show simple item record

dc.contributor.author Chaigar, Vania Alves Martins
dc.contributor.author Fernandes, Sônia Regina de Souza
dc.contributor.author Volpato, Gildo
dc.contributor.author Fonseca, Denise Grosso da
dc.contributor.author Pinto, Carmem Lúcia Lascano
dc.contributor.author Rigo, Ana Maria Ranzan
dc.contributor.author Cunha, Maria Isabel da
dc.date.accessioned 2011-11-30T20:10:18Z
dc.date.available 2011-11-30T20:10:18Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation CHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1522
dc.description.abstract As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Autonomia pt_BR
dc.subject Autoridade pt_BR
dc.subject Profissão pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.title Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record