dc.contributor.author |
Chaigar, Vania Alves Martins |
|
dc.contributor.author |
Fernandes, Sônia Regina de Souza |
|
dc.contributor.author |
Volpato, Gildo |
|
dc.contributor.author |
Fonseca, Denise Grosso da |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Carmem Lúcia Lascano |
|
dc.contributor.author |
Rigo, Ana Maria Ranzan |
|
dc.contributor.author |
Cunha, Maria Isabel da |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-30T20:10:18Z |
|
dc.date.available |
2011-11-30T20:10:18Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.citation |
CHAIGAR, Vânia Alves Martins et al. Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente. Educação, Santa Maria, v. 29, p. 67-84, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/>. Acesso em: 20 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1522 |
|
dc.description.abstract |
As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia |
pt_BR |
dc.subject |
Autoridade |
pt_BR |
dc.subject |
Profissão |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.title |
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |