dc.contributor.author |
Ribeiro, Paula Regina Costa |
|
dc.contributor.author |
Souza, Nádia Geisa Silveira de |
|
dc.contributor.author |
Souza, Diogo Onofre |
|
dc.date.accessioned |
2011-11-30T20:12:01Z |
|
dc.date.available |
2011-11-30T20:12:01Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, p. 109-129, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ref/v12n1/21694.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0104-026X |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1523 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma
construção histórica e cultural. Examinamos narrativas de professoras sobre suas vivências em sala de aula envolvendo sexualidade, a fim de conhecer os discursos e as estratégias que atuavam na constituição da sexualidade das crianças através das pedagogias escolares utilizadas por elas. Nas experiências narradas, tornaram-se presentes a atuação e a correlação tanto de diversos discursos – da biologia, das identidades de gênero e sexuais, da criança
inocente e assexuada, da família, da proteção – quanto de interdições – as explicações do campo biológico, as transferências de alunos, as nomeações pejorativas, as repreensões, as micropenalidades, por exemplo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogias escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Séries iniciais |
pt_BR |
dc.title |
Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |