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dc.contributor.author Damo, Andreisa
dc.contributor.author Silveira, Bruno Xavier
dc.contributor.author Moura, Danieli Veleda
dc.contributor.author Minasi, Luis Fernando
dc.contributor.author Cruz, Ricardo Gauterio
dc.date.accessioned 2011-12-01T02:56:54Z
dc.date.available 2011-12-01T02:56:54Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation DAMO, Andreisa et al. Educação da Classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E MARXISMO, 5., 2011, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2011. Disponível em: < http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_01/e01a_t005.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1526
dc.description.abstract A Educação enquanto fenômeno material social, com todas as suas propriedades, relações e ligações – no modo marxista de compreendê-la – situa-se no interior do processo histórico como desenvolvimento dos seres humanos. A Educação, assim, enquanto expressão possível se apresenta como prática social para a realização do devir humano, sua vocação ontológica de ser-mais. A emancipação dos sentidos humanos como processo de libertação da consciência dos indivíduos, enquanto possibilidade de compreender a realidade objetiva, na sua essência e fundamento, torna necessária a transformação social pela classe trabalhadora. A compreensão que temos desenvolvido sobre a Educação da classe trabalhadora aponta para uma Pedagogia Social como meio prioritário contra-hegemônico ao modo de produção vigente, expressão de Luta de Classes, uma das categorias centrais da ação pedagógica orientada para a libertação da classe trabalhadora. A luta de classes, nesse estudo, revela-se na luta pela consciência do proletariado - batalha ideológica da classe burguesa – que pelo encobrimento da luta de classes mantém sua situação de dominação contra a classe trabalhadora que por meio do desvelamento das relações de alienação impostas pelo Modo de Produção Capitalista, busca superar sua situação de classe oprimida para a classe em processo de libertação. A Educação da classe trabalhadora – Educação que lhe possibilitará assumir a direção de seu próprio vir-a-ser objetivando outra sociedade possível, cuja produção social haverá de suprir as necessidades humanas, e não os desejos do Capital, é o ato de conhecimento e o método de ação cultural para a transformação da realidade, por meio do qual os trabalhadores, conscientes de sua situação de classe, organizar-se-ão como bloco histórico que subverterá as relações materiais de produção hegemônicas. Nesse sentido, pensamos ser necessário criar brechas adequadas para o desenvolvimento sistematizado de uma Educação como prática social revolucionária, a fim de produzir condições materiais de enfrentamento da classe trabalhadora frente ao metabolismo do Capital, pois a transformação necessária como queremos é inconcebível sem uma concreta e ativa participação da Educação no seu sentido amplo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Luta de Classes pt_BR
dc.subject Vocação Ontológica pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.title Educação da classe trabalhadora: emancipação dos sentidos e libertação da consciência pt_BR
dc.type conferenceObject pt_BR


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