Show simple item record

dc.contributor.author Garcia, Narjara Mendes
dc.contributor.author Yunes, Maria Angela Mattar
dc.contributor.author Chaves, Priscila Freitas
dc.contributor.author Santos, Lídia Oliveira dos
dc.date.accessioned 2011-12-01T17:10:51Z
dc.date.available 2011-12-01T17:10:51Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.citation GARCIA, Narjara Mendes et al . Educando meninos e meninas: transmissão geracional da pesca artesanal no ambiente familiar. Psicol. educ.: PUC, São Paulo, v.25, p.93-112, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n25/v25a06.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1414-6975
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1557
dc.description.abstract A educação nas famílias de pescadores artesanais, além de transmitir saberes sobre a realidade, o cuidado e a promoção do desenvolvimento humano, também se direciona para a aprendizagem da atividade pesqueira. Este trabalho teve como objetivo investigar as crenças e os significados da educação nas famílias de pescadores artesanais, no que se refere aos conhecimentos e papéis para o trabalho na pesca. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente duas famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/RS e investigadas três gerações de cada família participante do estudo. O método usado foi a Inserção Ecológica e os dados foram analisados qualitativamente, seguindo os passos propostos pela grounded-theory. Os resultados apontam para linearidades na transmissãogeracional dos saberes sobre a pesca e definição de papéis do homem e da mulher no desempenho dessa atividade. Esses resultados salientam que a educação nessas famílias tem contribuído para a continuidade da cultura da pesca com evidências na formação de sujeitos sociais críticos e participativos. pt_BR
dc.description.abstract The education in non industrial fishing families, besides transmitting knowledge about reality, caretaking and promoting human development has the specificity to focus the processes of teaching fishing activities. This work aimed to investigate beliefs and meanings of education in non industrial fishing families in respect of the aspects of knowledge and roles for the activity of fishery. It were chosen at random two fishing families in the city of Rio Grande/RS. Three generations of each family were investigated and participated of this study. The method was the ecological engagement and the data were qualitatively analyzed following the steps proposed by the grounded-theory. The results point to the linearity of generational transmition of the knowledge on fishing and the definition of men and women roles concerning this activity. The results focus that education in these families have been contributing to the continuity of the fishery culture which brings light to the role of the family in forming social individuals. pt_BR
dc.description.abstract La educación en las familias de pescadores artesanales, además de presentar como características la transmisión de saberes sobre la realidad, lo cuidado y la promoción del desenvolvimiento humano, también tiene la especificidad de estar diricionada para la aprendizaje de la actividad pesquera. Este trabajo tubo como objetivo investigar las creecias y los significados de la educación en las familias de pescadores artesanales, en lo que se refere a la transmisión de los saberes y papeles para el trabajo en la pesca. Para esto fuerón escogidas aleatoriamente dos famílias de pescadores artesanales del município de Rio Grande/ RS. Fuerón investigadas tres generaciones de cada familia participante del estúdio. La metodología escogida para esa investigación fue la “inserción ecológica” y analisis qualitativa de los dados, seguiendo los pasos propuestos por la grounded-theory. Los resultados apuntan para linearidades en la transmición geracional de los saberes sobre la pesca y en la definición de papeles del hombre y de la mujer en el desempeño desta actividad. Estos resultados salientan que la educación en estás familias tienen contribuyido para la continuidad de la cultura de la pesca, lo que evidencia el papel deformación de sujetos sociales ejercidas por las famílias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Famílias pt_BR
dc.subject Pesca artesanal pt_BR
dc.subject Transmissão geracional pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Families pt_BR
dc.subject Non industrial fishery pt_BR
dc.subject Generational transmition pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Familias pt_BR
dc.subject Pesca artesanal pt_BR
dc.subject Transmisión geracional pt_BR
dc.title Educando meninos e meninas: transmissão geracional da pesca artesanal no ambiente familiar pt_BR
dc.title.alternative Teaching boys and girls: generational transmission of artisanal fishing know-how in the family environment pt_BR
dc.title.alternative Educar a los niños y las niñas: transmisión generacional de la pesca artesanal en el entorno familiar pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record