dc.contributor.author |
Silva, João Alberto da |
|
dc.contributor.author |
Abrão, Ruhena Kelber |
|
dc.date.accessioned |
2011-12-14T21:01:23Z |
|
dc.date.available |
2011-12-14T21:01:23Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, J. A.; ABRÃO, K.. O conhecimento físico-matemático na educação infantil a partir das brincadeiras e jogos populares. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2011. Disponível em: <http://cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1647/229>. Acesso em: 17 Nov. 2011 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/1601 |
|
dc.description.abstract |
Muitos professores costumam trabalhar as noções de espaço e tempo na Educação
Infantil remetendo o tempo à rotina e o espaço ao ambiente físico. Trabalhar estas
noções sob a ótica da física e da matemática é tido por estes professores como algo
complicado ou que ultrapassa os conhecimentos adquiridos na universidade. Muito mais do que se pensa, as noções de espaço/tempo ligadas às ciências exatas estão
presentes no cotidiano de grande parte da população. A partir da Epistemologia
Genética, este trabalho elenca algumas das brincadeiras e jogos mais tradicionais
utilizados no âmbito da Educação Infantil para auxiliar a construção destas noções. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Processos Cognitivos |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologia Genética |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção temporal |
pt_BR |
dc.subject |
Conceito de espaço |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento físico-matemático na educação infantil a partir das brincadeiras e jogos populares |
pt_BR |
dc.type |
conferenceObject |
pt_BR |