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dc.contributor.author Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.contributor.author Souza, Diogo Onofre
dc.date.accessioned 2011-12-20T04:32:26Z
dc.date.available 2011-12-20T04:32:26Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Diogo Onofre. Falando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico. Revista Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, p. 67-75, 2003. Disponível em: <http://ddd.uab.cat/pub/edlc/02124521v21nExtrap67.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1579-1513
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1625
dc.description.abstract Neste artigo questiono o entendimento da sexualidade como universal e biologicamente determinada. Discuto a sexualidade como uma construção histórica e cultural a partir da análise das narrativas das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental sobre suas experiências de sala de aula relacionadas a tal questão. Nas experiências narradas, tornou-se marcante o discurso biológico como a maneira <<correta>> para ser abordada a sexualidade nas práticas escolares. Relacionados a esse discurso estruturado na biologia apareceram outros que atuam na mídia, nos grupos sociais, na família, engendrando a sexualidade como efeito de práticas culturais de inscrição nos corpos. No estudo, estabeleço algumas conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, e com algumas proposições de Foucault. pt_BR
dc.description.abstract In this article, I challenge the understanding of sexuality as universal and biologically structured. I discuss sexuality as a historical and cultural construct, from the narratives of primary school teachers at initial grades, on their classroom experiences related to such issue. In the experiences narrated, the biological discourse stood out as the <<correct>> way to approach sexuality in school practices. Also related to that discourse structured on biology, some other discourses came up, which act in the media, in social groups, in the family, therefore engendering sexuality as an effect of cultural practices inscribed on bodies. In the study, I establish some connections with Cultural Studies, in their post-structuralist views, and with some of FoulcaultÕs propositions. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject Discurso biológico pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Séries iniciais pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Narrative pt_BR
dc.subject Biological discourse pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Initial grades pt_BR
dc.title Falando com professoras das séries iniciais do ensino fundamental sobre sexualidade: a presença do discurso biológico pt_BR
dc.type article pt_BR


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