Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead

Pinho, Denise de Sena; Garcia, Narjara Mendes; Esperança, Joice Araújo; Hartwig, Sandra Christ

Abstract:

 
O polo presencial é um ambiente onde os programas e cursos ofertados na modalidade a distância podem usufruir de uma estrutura que se caracteriza por condições que contemplam o aspecto estrutural, as relações interpessoais e o aspecto pedagógico presentes nas ações. O polo deve oferecer condições satisfatórias para o atendimento das necessidades dos alunos, tendo em vista a garantia da realização dos encontros presenciais, orientações, formação de grupos de estudos, avaliações presenciais e eventos acadêmicos. Com isso, é enfatizado a necessidade de um planejamento e de uma coordenação efetiva das ações nos polos, exigindo assim o comprometimento dos diferentes atores presentes neste ambiente, com destaque para a atuação dos gestores desses polos. Para efetivar uma relação de comunicação entre a universidade e os polos, houve a criação do Núcleo de Apoio aos Polos para prestar o suporte as equipes e ações desenvolvidas. O núcleo é apresentado como uma estratégia de apoio pedagógico para os espaços educativos, servindo de polos dos cursos a distância de uma instituição de ensino superior pública. Entre as ações do núcleo destacam-se: a mediação entre as equipes dos polos e da Secretaria de Educação a Distância (SEaD); o suporte pedagógico e a formação continuada da equipe dos polos; o incentivo a reflexão sobre o acolhimento dos estudantes e o trabalho em equipe; a divulgação das ações e cursos em EaD nos municípios atendidos pelos polos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma experiência em uma Universidade Federal, apresentar algumas ações do Núcleo de Apoio aos Polos, ressaltando o importante dos coordenadores dos polos e as estratégias de apoio para o efetivo funcionamento dos polos presenciais, bem como discutir resultados das avaliações dos polos, como estratégias futuras de ações de apoio aos polos.
 
The learner-support facility center is an environment where programs and courses offered in distance education can take advantage of a structure that is characterized by conditions that include the structural, interpersonal relations and pedagogical aspects of these actions. This center must provide satisfactory conditions for meeting the needs of students, with a view to ensuring the achievement of meetings, guidelines, training, study groups, classroom assessments and academic events. Therefore, we emphasize the need for a planning and effective coordination of actions, thus requiring the commitment of different actors present in this environment, especially the performance of managers of learning-support facilities centers. To accomplish a communication relationship between the university and the learning-support facilities, the University has created the Center for Management of learning-support facilities centers to provide support to teams and developed actions. This strategy is presented as a pedagogical support for the educational spaces that serve learning courses from an institution of public higher education. Among the activities are: mediation between the poles of the teams and the Secretariat of Distance Education (DE), the pedagogical support and ongoing training of staff, the encouragement of reflection on the reception of students and work team and the disclosure of actions and courses in distance education in the local authorities served by the support-facilities centers. In this way, this study aims, based on an University experience, to present some actions of the Center for Management of learning-support facilities centers, highlighting the important role of the coordinators of this centers, as well as discussing the results of evaluations, to the future strategies of the Center for Management.
 

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