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dc.contributor.author Lockmann, Kamila
dc.contributor.author Klein, Madalena
dc.contributor.author Henning, Paula Corrêa
dc.date.accessioned 2011-12-30T01:31:49Z
dc.date.available 2011-12-30T01:31:49Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation LOCKMANN, Kamila ; KLEIN, Madalena ; HENNING, Paula Corrêa. Educação inclusiva: dispositivo de normalização da alteridade surda. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 31, p. 249-267, 2008. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/13.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0104-1371
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/1655
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma investigação que teve como objetivo analisar os discursos sobre os sujeitos surdos que circulam nos espaços de educação inclusiva. Foram coletados pareceres descritivos de alunos surdos atendidos na modalidade de inclusão em quatros escolas – três da rede pública e uma da rede particular. Debruçamo-nos sobre esse conjunto de documentos tentando pinçar dali aqueles discursos que vêm produzindo verdades sobre os sujeitos surdos. Foi possível identificar algumas regularidades discursivas que foram recortadas, agrupadas e classificadas nas seguintes unidades analíticas: Falacentrismo, Patologização e Disciplinamento. Argumentamos que a inclusão escolar funciona como um dispositivo de normalização da alteridade surda procurando aproximá-la da normalidade de se comunicar e de se comportar, entendendo a surdez como uma patologia. pt_BR
dc.description.abstract This paper presents an investigation which aimed at analyzing the discourse on the deaf who move around inclusive education environments. We collected descriptive profiles of deaf students in four schools – three public ones and a private one – and analyzed them in an attempt to single out those discourses that have produced truths about the deaf subjects. Some discursive regularities were identified, grouped, and classified in the following analytical units: Falocentrism, Patologization, and Disciplining. We argue that school inclusion works as a normalizing device for the deaf, since it tries to approximate them to normality regarding communication and behavior, and understands deafness as a pathology. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Dispositivo de normalização pt_BR
dc.subject Alteridade surda pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Normalization device pt_BR
dc.subject Deafness pt_BR
dc.title Educação inclusiva: dispositivo de normalização da alteridade surda pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: a normalizing device for the deaf pt_BR
dc.type article pt_BR


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