Abstract:
O artigo trata de questões relativas ao campo da docência a partir de um estudo que vem sendo realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS), especialmente nos Programas de Pós-graduação Educação em Ciências e Educação Ambiental. Temos como problematização principal analisar quais alguns dos discursos que vêm constituindo o campo de saber da Educação a partir de mestrandos e doutorandos dos referidos programas que atuam como docentes no Rio Grande do Sul. Para isso, selecionamos também duas obras de Paulo Freire, autor amplamente citado pelos alunos/professores investigados. O movimento que realizamos no
decorrer do trabalho está situado a uma forte preocupação com a contextualização da
Educação, suas práticas, seus rituais, fugindo de uma essência necessária ao
docente. As discussões que realizamos nesse texto versam sobre a reduplicação do homem como temática de fundo. Com esse movimento de refundação do homem, rastreamos no corpus discursivo ditos como os do par reflexão-ação, das práticas formativas confessionais e da permanente formação continuada. Ali o homem, ao mesmo tempo em que conhece, também compõe um outro lugar: o de objeto a conhecer. O referencial teórico com que operamos está situado especialmente nos estudos de Michel Foucault. Dessa forma, nos movimentamos numa vertente teórica a
partir da qual entendemos que essas identidades docentes são fabricadas e
produzidas pela contingência da história. Assim, buscamos entender que contingência
é essa e quais discursos vêm sendo narrados pelos participantes desse campo de saber.
The article concerns issues related to the teaching field from a study that has been performed at the Federal University of Rio Grande (FURG/RS), especially in the Post Graduation Programs in Sciences Education and Environmental Education. The main problematization is to analyze which discourses have been forming the field of
knowledge of Education from master and doctorate students of the mentioned
programs that work as teachers in Rio Grande do Sul. To do this we also selected two of Paulo Freire's books, an author that is widely quoted by the investigated students/teachers. The movement performed by us in the course of the work encompasses a strong preoccupation with the contextualization of Education, its practices, its rituals, fleeing from an essence that is required to the teacher. The
discussions performed in this text deal with the re-duplication of mankind as background subject. With this mankind re-establishment movement, we tracked in the discursive corpus sayings like the action-reflection pair, the confessional forming practices and the permanent continuous formation. There, mankind at the same in which they learn, they also forms another place: The one of an object to be known. The theoretical references we used are particularly located in the studies of Michel Foucault. In this way we move around in a theoretical outline from which we understand that those teaching identities are manufactured and produced by the contingency of history. So we try to understand which contingency this is and which discourses have been narrated by the participants of this field of knowledge.