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dc.contributor.advisor Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.contributor.author Jara, Débora de Fátima Einhardt
dc.date.accessioned 2012-07-05T18:57:50Z
dc.date.available 2012-07-05T18:57:50Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation JARA, Débora de Fátima Einhardt. Paisagem sonora e memórias ambientais: pontos de escuta da etnobiografia de Inah Martensen. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2098
dc.description Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como campo empírico, o antigo Conservatório de Música do Rio Grande, transformado em Escola de Belas Artes Heitor Figueira de Lemos, na cidade do Rio Grande/RS. Ancorado em uma orientação teórico-metodológica na abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente a História de Vida em sua variante etnobiográfica, foi reconstruída a vida e trajetória profissional da professora de música Valeska Inah Emil Martensen, conhecida por “Dona Inah”. O propósito da pesquisa foi compreender como a ética profissional e o modo de ser e a ação docente da professora Dona Inah perpassaram a temporalidade e influenciam a ética ambiental na Escola de Belas Artes, produzindo uma prática educativa que, ainda hoje, circunda o processo de ensino e aprendizagem e a formação de professores de música oriundos da instituição. Para isto, o estudo foi elaborado com análise de entrevistas abertas, no período de outubro de 2008 a fevereiro de 2002 e de materiais iconográficos que serviram de estímulo para as narrativas dos colaboradores. O estudo resultou em duas correntes éticas ambientais: uma com base na trajetória profissional e na personalidade marcante da professora em estudo e outra ancorada na história de vida e trajetória profissional com referência ao modo de ser, às práticas pedagógicas e à ética profissional da mesma. pt_BR
dc.description.abstract This study had as empirical field the old Conservatory of Music of the Rio Grande turned into the Fine Arts School Heitor Figueira de Lemos in Rio Grande / RS. Taped in a theoretical - methodological orientation in qualitative research, specifically the History of Life in its etnobiography variant. The life and career of a music teacher Valeska Inah Emil Martensen, known as "Dona Inah, have been reconstructed. The purpose of this research was to understand how the professional ethics and way of teaching permeate temporality and affect environmental ethics at de Fine Arts School, producing an educational practice that still surrounds the teaching and learning and process and training of music teachers from the institution. For this, the study was conducted with analysis of open interviews during the period October 2008 to February 2002 and iconographic material that served as a stimulus for the accounts of employees. The study resulted in two current environmental ethics: one based on career and the outstanding personality of the teacher in another study and anchored in the history of life and professional career with reference to the mode of being, pedagogical practices and professional ethics of it. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Etnobiografia pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Music education pt_BR
dc.subject Etnobiography pt_BR
dc.title Paisagem sonora e memórias ambientais: pontos de escuta da etnobiografia de Inah Martensen pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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