Abstract:
Esta dissertação versa sobre a investigação vinculada à linha de pesquisa “FEA: Fundamentos da Educação Ambiental do PPGEA/FURG”, sendo um estudo acerca da formação dos estudantes da primeira turma do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Lemos Júnior, situado no município de Rio Grande-RS, a fim de compreender se a Educação Ambiental e a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especialmente a Área Profissional Meio Ambiente, orientam a formação no sentido de preparar o profissional para as responsabilidades frente à crise sócioecológico- ambiental vigente, levando em conta a existência (ou não) da
preocupação ambiental, de acordo com a proposta do PPGEA - Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande, nos
estudos científicos e tecnológicos que norteiam a formação do profissional técnico
de nível médio. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa aliada às contribuições teórico-metodológicas do paradigma da complexidade na proposta de Edgar Morin, que possibilitaram a compreensão dos dados os quais se constituem das diretrizes legais nacionais para a educação profissional técnica de nível médio, o plano de curso da escola pesquisada e entrevista realizada com quatro alunos da primeira turma em formação. No decorrer da pesquisa estruturamos os capítulos a fim de mostrar a compreensão que temos acerca das relações que permeiam a
formação do técnico, incluindo o contexto da educação profissional no Brasil, as principais mudanças na política pública de ensino para esta área, o estigma da formação de técnicos em função da mão de obra necessária ao mercado a fim de entender como histórica e culturalmente se deu este caminho. Além disso, procuramos mostrar a visão de EA de forma institucionalizada a qual norteia as políticas públicas da educação com relação à inclusão desta modalidade nos currículos. Também a proposta de EA apresentada pelo PPGEA na perspectiva da formação de cidadãos crítico-superadores da crise ambiental. Sendo que outros aspectos referidos são questões relacionadas ao currículo e também à crise ambiental de modo mais específico relacionando às questões de ciência, educação e tecnologia. Em nossa análise importou refletir sobre a questão da formação e suas relações com a EA, de modo que são apontados limites que estão voltados para a organização curricular fragmentada que visualizamos desde a proposta do Catálogo
Nacional de Cursos Técnicos até a organização do Plano de Curso no qual pudemos observar uma estrutura nitidamente disciplinar. A preocupação com a EA permeando o currículo da formação de técnicos em meio ambiente e o papel desse profissional perante a crise foram as bases das relações estabelecidas durante a pesquisa, visando a complexidade das relações do sujeito com a técnica, sociedade e meio ambiente. As entrevistas, realizadas com alunos egressos, permitiram corroborar a reflexão que aponta para a inadequação de um currículo disciplinar, o qual despontencializa as possibilidades da EA na formação dos técnicos.
This dissertation is the investigation linked to the research line "FEA: Fundamentals of Environmental Education PPGE / FURG", being a study on the formation of the first group of students from the Technical Course on Environment of the State College Lemos Jr, located in the city Rio Grande-RS, in order to understand whether the Environmental Education and Vocational Technical High School, especially the Professional Area Environment, guide the training to prepare for professional responsibilities in the crisis socio-ecological-environmental regulations taking into account the existence (or not) of environmental concern, according to the proposal of PPGEA - Graduate Program in Environmental Education, Federal University of Rio Grande, in scientific and technological studies that guide the formation of the professional technician level. The methodology used is qualitative research combined with the theoretical and methodological paradigm of complexity in the
proposed Edgar Morin, who provided an understanding of the data which constitute
the legal guidelines for national professional technical high school education, the course plan the school studied and interviews conducted with four students from the first class in training. During the research we structured the chapters to show the understanding we have about the relationships that underlie the formation of the coach, including the context of professional education in Brazil, the major changes in public policy education for this area, the stigma of training technicians according to the manpower required to market in order to understand how culturally and
historically happened this way. Also, try to show the vision of an institutionalized form
of EA which guides the public educational policy regarding the inclusion of this
modality in the curricula. Also the proposal presented by EA PPGEA with regard to formation of citizen-super critical environmental crisis. Since other aspects mentioned are issues related to curriculum and also to the environmental crisis and more
specifically relates to issues of science, education and technology. In our analysis we
cared to reflect on the issue of training and its relationship with EA, so we point out
limits that are directed to visualize fragmented curriculum proposal from the National Catalogue of Vocational Courses to the organization of the Course Plan which we
could observe a clearly disciplinary structure. The concern with EA permeating the
curriculum of the training of technicians in the environment and the role of a trader
before the crisis were the basis of relationships established during the research, aiming at the complexity of the subject's relations with technology, society and environment. The interviews conducted with former students, allowed to corroborate
the reflection that points to the inadequacy of a disciplinary curriculum, which not optimizes the possibilities of EA in the training of technicians.
Description:
Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010.