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dc.contributor.advisor Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.contributor.author Oliveira, Lucilaine dos Santos
dc.date.accessioned 2012-07-18T19:45:55Z
dc.date.available 2012-07-18T19:45:55Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Lucilaine dos Santos. Falar sobre “sexo” é proibido professora? problematizando entendimentos de sexualidade com crianças dos anos iniciais. 2010. 150 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2137
dc.description Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Nesta dissertação problematizo as narrativas de um grupo de crianças da 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio Grande/RS sobre as questões de corpos, gêneros e sexualidades. O estudo fundamenta-se em teorizações que conceituam sexualidade como uma construção sócio-histórica e cultural que inscreve comportamentos, linguagens, valores, rituais, fantasias, representações mobilizadas ou postas em ação, através de práticas sociais, culturais, políticas e históricas, para expressar desejos e prazeres. Discuto que dentre as múltiplas possibilidades de práticas educativas na Educação Ambiental estão aquelas que visam problematizar a sexualidade enquanto dispositivo de constituição do sujeito. Sujeito esse que é parte integrante do meio ambiente e tem sua subjetividade produzida através de uma rede de relações e práticas culturais. Neste estudo, dialoguei com autores/as como: Felix Guatari, Michèle Sato, Isabel de Carvalho, Guacira Louro, Leni Dornelles Paula Ribeiro, Constantina Xavier Filha, Michel Foucault, Sônia Kramer, entre outros/as. Dentre as possibilidades metodológicas para o desenvolvimento deste estudo, optei pela investigação narrativa que é uma metodologia de investigação que estuda a forma como nós, seres humanos, experimentamos o mundo. Baseada na experiência, na qualidade de vida e de educação dos sujeitos da pesquisa, esse tipo de investigação é situada em uma abordagem qualitativa. Para a produção do material empírico foram planejadas estratégias que articulassem situações de aprendizagem no espaço da sala de aula e expressão de ideias, através de rodas de conversa, da escrita de diários, de desenhos, de dramatizações, de brincadeiras, dentre outras atividades. Ao narrar o processo de pesquisa produzi, no contexto desta dissertação, treze diários construídos no entrelaçamento de muitas vozes que discutem as temáticas: infâncias, corpos, gêneros, sexualidades, Educação para a Sexualidade e Educação Ambiental e procuram mostrar através das histórias apresentadas, possibilidades de pensar, tratar, se relacionar e aprender com as crianças, ao problematizar significados e representações produzidas pelas mesmas. Este estudo possibilitou-me entender que embora as crianças considerem importante o tratamento das questões que envolvem a sexualidade na escola, as mesmas reivindicam, também, no ambiente familiar, um espaço de abertura e diálogo que contemplem seus interesses, dúvidas, inquietações e curiosidades. A aprovação do trabalho de Educação para a Sexualidade na escola, bem como o entendimento de que esse é o ambiente mais indicado para que o mesmo ocorra, foi percebida nas narrativas produzidas pelas crianças e também pelas famílias, que demonstraram interesse e desejo de que esses temas sejam abordados na escola. A partir das análises feitas, foi possível entender que as crianças expressam a sexualidade através das brincadeiras, dos modos como se relacionam com seus pares, através das conversas, dos questionamentos, dos desenhos, das formas como dançam e dos modos de pensar e agir construídos no contato com diferentes instâncias como a família, a escola, as religiões e com diferentes pedagogias culturais como as músicas, os filmes, as novelas, os anúncios publicitários, os sites da internet, os programas de televisão e rádio, as revistas, dentre outros que produzem os corpos infantis e neles inscrevem marcas e identidades, posicionando-os nos múltiplos contextos sociais. pt_BR
dc.description.abstract In this dissertation I problematize the narratives of a group of children from the 4th grade of Elementary School in a municipal school in Rio Grande/RS on the issues of bodies, genders and sexualities. The study is based on theories that conceptualize sexuality as a socio-historical and cultural construction that inscribe behaviors, languages, values, rituals, fantasies, representations mobilized or put into action, through social, cultural, political and historical practices, to express desires and pleasures. I argue that among the many possibilities of educational practices in Environmental Education are those that attempt to problematize sexuality as a device of the subject constitution. Subject who is part of the environment and has its subjectivity produced through a network of relationships and cultural practices. In this study, I dialogued with authors as: Felix Guatari, Michèle Sato, Isabel de Carvalho, Guacira Louro, Leni Dornelles, Paula Ribeiro, Constantina Xavier Filha, Michel Foucault, Sônia Kramer, among others. Among the methodological possibilities for this study development, I chose the narrative investigation that is a research methodology that studies how we, humans, experience the world. Based on experience, quality of life and education of the research subjects, this type of investigation is situated in a qualitative approach. For the production of empirical data, strategies were planned in order to articulate learning situations within the classroom and expression of ideas, through conversing, writing diaries, drawings, drama, games, among other activities. In narrating the research process I produced, in the context of this work, thirteen diaries built in the intermingling of many voices discussing the issues: childhoods, bodies, genders, sexualities, Education for Sexuality and Environmental Education and try to show through the stories presented, possibilities of thinking, treating, relating and learning with the children, by problematizing meanings and representations produced by them. This study enabled me to understand that although children deem important the treatment of the issues surrounding sexuality in school, they claim, too, in the familiar environment, a space of openness and dialogue that address their interests, doubts, concerns and curiosities. The approval of the work of Education for Sexuality in school as well as the understanding that this is the most suitable environment for it was perceived in the narratives produced by children and by families, who have demonstrated interest and desire to see these issues addressed in school. From the analysis made, it was possible to understand that children express their sexuality through the games, the ways they relate to their peers, through talks, questions, drawings, the ways of dancing and ways of thinking and acting constructed in contact with various instances such as family, schools, religions and different cultural pedagogies such as music, movies, soap operas, advertisements, Web sites, television and radio programs, magazines, among others that produce the children's bodies and inscribe marks and identities on them, positioning them in multiple social contexts. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Corpos pt_BR
dc.subject Gêneros pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.subject Bodie pt_BR
dc.subject Genders pt_BR
dc.subject Sexualities pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.title Falar sobre “sexo” é proibido professora? problematizando entendimentos de sexualidade com crianças dos anos iniciais pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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