Show simple item record

dc.contributor.advisor Porto, Ivalina
dc.contributor.author Lanznaster, Leonir Claudino
dc.date.accessioned 2012-07-18T21:24:07Z
dc.date.available 2012-07-18T21:24:07Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation LANZNASTER, Leonir Claudino. Contribuição das ações de Educação Ambiental propostas no PRAPEM para o desenvolvimento humano. 2010. 138 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2148
dc.description Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições da educação ambiental para o desenvolvimento humano das famílias rurais envolvidas no projeto Microbacias 2 no município de Braço do Trombudo, considerando as dimensões ambientais, econômica, política, social e humana. Foi desenvolvido no município de Braço do Trombudo, situado na região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, tendo como foco principal as ações realizadas no PRAPEM/MB2 (Programa de Recuperação Ambiental e de Apoio ao Pequeno Produtor Rural- Microbacias 2), nas microbacias de Serril e Ribeirão Vitória, no período de dezembro de 2004 a fevereiro de 2008. Esta pesquisa teve como suporte o modelo TBDH (Teórico Bioecológico do Desenvolvimento Humano) de Urie Bronfenbrenner (1994, 1996, 1998), “que propõe que o desenvolvimento humano seja estudado através da interação sinergética de quatro núcleos inter-relacionados: o Processo, a Pessoa, o Contexto e o Tempo” (KOLLER, 2004, p. 53-54). Durante o levantamento dos dados estivemos inseridos na comunidade por meio do procedimento metodológico, inserção ecológica, que é a “operacionalização do modelo ecológico do desenvolvimento humano” (DE ANTONI; KOLLER, 2004, p. 322), o qual permitiu caracterizar os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos da população em estudo no contexto em que estas vivem. Durante o estudo, fizemos uso dos seguintes instrumentos: questionário, entrevista semiestruturada, observação participante, diário de campo e registro visual. A análise e interpretação dos dados permitem afirmar que as ações de educação ambiental foram essenciais para a promoção de desenvolvimento humano das famílias inseridas no projeto MB2, no município de Braço do Trombudo. Através das falas e expressões das(os) participantes, percebemos mudanças significativas em suas vidas, refletidas na felicidade estampada em seus rostos, elevação da autoestima, responsabilidade individual e coletiva, iniciativa, união, participação nos processos desencadeados junto às famílias e fortalecimento das inter-relações familiares e comunitárias. pt_BR
dc.description.abstract Esta búsqueda tiene por objetivo identificar las contribuciones de la educación ambiental para el desarrollo humano de las familias rurales envueltas en el proyecto Micro Cuencas 2 en el municipio de Braço do Trombudo, considerando las dimensiones ambientales, económica, política, social y humana. Ha sido desarrollado en la urbe de Braço do Trombudo, ubicada en la Región del Alto Valle del Itajaí, Santa Catarina, teniendo como foco principal las acciones realizadas en el PRAPEM/MB2 (Programa de Recuperación Ambiental y de Apoyo al Pequeño Productor Rural – Micro Cuencas 2), en las micro cuencas de Serril y Ribeirão Vitoria en el período de diciembre de 2004 a febrero de 2008. Esta pesquisa tuvo como soporte el modelo TBDH (Teórico Bio Ecológico del Desarrollo Humano) de Urie Bronfenbrenner (1994, 1996, 1998), “que propone que el desarrollo humano sea estudiado a través de la interacción sintergética de cuatro núcleos inter relacionados: el Proceso, la Persona, el Contexto y el Tiempo.” (KOLLER, 2004, p. 53-54). Durante el análisis de los datos estuvimos inseridos en la comunidad por medio del procedimiento metodológico, inserción ecológico, que es la “realización del modelo ecológico del desarrollo humano” (DE ANTONI; KOLLER 2004, p.322), lo cual ha permitido caracterizar los aspectos culturales, sociales, políticos y económicos de la población en estudio en el contexto en que éstas viven. A lo largo del estudio, hicimos uso de los siguientes instrumentos: cuestionario, entrevista parcialmente estructurada, observación participante, diario de campo y registro visual. El análisis e interpretación de los datos permiten afirmar que las acciones de educación ambiental fueron esenciales para la promoción de desarrollo humano de las familias inseridas en el proyecto MB2, en la ciudad de Braço do Trombudo. A través de las conversaciones y expresiones de las(los) participantes, percibimos cambios significativos en sus vidas reflejadas en la felicidad estampada en sus rostros, elevación de la autoestima, responsabilidad individual y colectiva, iniciativa, unión, participación en los procesos desencadenados junto a las familias y fortalecimiento de las inter relaciones familiares y comunitarias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Desenvolvimento humano pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Microbacias 2 pt_BR
dc.subject Desarrollo humano pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Micro cuencas 2 pt_BR
dc.title Contribuição das ações de Educação Ambiental propostas no PRAPEM para o desenvolvimento humano pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record