Projeto cuidando da escola: relações entre corporeidade e Educação Ambiental na visão de uma educadora

Medeiros, Daniele Rosa

Abstract:

 
O presente trabalho pretende refletir sobre o processo de desenvolvimento do sub-projeto Cuidando da Escola, que segue as orientações teóricas e metodológicas do Projeto Queroquero: Educação Ambiental em Rio Grande, na Escola de Ensino Fundamental Assis Brasil, na cidade de Rio Grande no RS. Tem como foco de análise a Corporeidade compreendida como mediadora das relações entre os seres humanos e o ambiente. Dessa forma, o principal objetivo é analisar as questões relacionadas entre Educação Ambiental e corporeidade presentes na narrativa de uma professora que implementou e coordena o sub-projeto Cuidando da Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Assim, este se constitui num Estudo de caso, cujo trabalho de campo foi realizado por meio de entrevista-narrativa. O referencial teórico pautou-se pelos estudos sobre a educação do corpo na escola, por meio de um diálogo entre os autores que tratam desta temática: como ele é visto pensado e tratado e pelos estudos dos processos da Educação Ambiental nos espaços educativos. Sobretudo, assentamos a discussão sobre instituições escolares e alternativas de trabalho da Educação Ambiental, através de práticas de projetos. A análise da narrativa da educadora evidenciou como resultado final a necessidade da escola lançar outros olhares sobre os corpos de seus alunos, possibilitando espaços para seu pleno desenvolvimento. Outro aspecto evidenciado foi a tomada de consciência da professora sobre as relações entre a corporeidade e Educação Ambiental, na sua própria prática. Finalmente, se pode dizer que este estudo mostra que a escola pode tratar o corpo nas suas relações com o ambiente, não apenas sob o viés do controle e da repressão, mas sim como uma unidade para o desenvolvimento de sujeitos autônomos, criativos e independentes, capazes de produzir seu próprio saber, a partir das experiências adquiridas ao longo de sua vida.
 
The following work aims to discuss and to reflect about the developing process of the subproject Cuidando da Escola (Caring School), which follows the theoretical and methodological guidelines of Quero-Quero project: Environmental Education in Rio Grande, in the Elementary School Assis Brazil, in the city of Rio Grande in RS. The focus of the project is the analysis of corporeity understood as a mediator of relations between humans and the environment. In this sense, the main objective is to analyze the issues between Environmental Education and corporeity presented in the narrative of a teacher who has established and coordinates the sub-project Caring School, developed by Municipal Department of Education and Culture (SMEC). Thus, it is a case study in which the field work has been conducted through narrative-interviews. The theoretical framework was guided by studies on the body education in the school through a dialogue among the authors dealing with this theme: how it is comprehended, considered, and treated and also by the studies of the bias of control and repression, but as a unit for the development of autonomous individuals, creative and independent, capable of producing their own knowledge from the experiences acquired throughout their lives.
 

Description:

Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010.

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)