dc.contributor.advisor |
Henning, Paula Corrêa |
|
dc.contributor.author |
Machado, Bárbara Milene Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2012-07-25T00:07:24Z |
|
dc.date.available |
2012-07-25T00:07:24Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.citation |
MACHADO, Bárbara Milene Silveira. O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2178 |
|
dc.description |
Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação de Mestrado em Educação Ambiental teve como foco de estudo os discursos referentes à Educação Ambiental nos livros didáticos de História para a 5ª série (EF 8 anos) ou 6º ano (EF 9 anos). O estudo buscou responder, a partir da analise de três obras mais pontuadas pela avaliação do MEC, a seguinte questão: Como os livros didáticos de História produzem conhecimento acerca da Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro?
Esse estudo teve como referencial teórico norteador os estudos de Foucault, Benjamim e Guattari. Com essa pesquisa buscou-se, além dos discursos sobre a Educação Ambiental, evidenciar a forma de apresentação que os conteúdos históricos buscam atender: uma forma linear e evolutiva dos acontecimentos que abarcam os fatos de maneira homogênea (História Global) ou uma história que busca os acontecimentos singulares, que provocam fendas na linearidade das abordagens tradicionais (História Geral). Considerando-se que a abordagem dos conteúdos produz subjetividade acerca dos fatos históricos e do meio ambiente, a partir desses referencias percebeu-se que a história volta-se para a globalização dos fatos mediados por transmissão de informação que pouco estimula valores e reflexões acerca do presente e da Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This Master in Environmental Education dissertation has as study focus the discourses related to Environmental Education in history school books for the 5th (elementary school of 8 years) or 6th (elementary school of 9 years) grades. In this study we seek to answer the following question: How do history school books produce knowledge about Environmental Education in Brazilian elementary school teaching? The theoretical references for the study were the studies of Foucault, Benjamin and Guattari. We analyzed three books appointed by the Ministry of Education with the best scores in their evaluations. With this research we sought, besides the discourses about Environmental Education, to demonstrate which form of presentation the historical contents try to meet: a linear and evolutionary form of the events which encompasses the facts in a homogeneous way (Global History) or a history that looks for the singular events, which provoke gaps in the linearity of the traditional approaches (General History). We consider that the approach of the contents produces subjetivity about the historical facts and the Environmental. By sketching these references, we perceive that history turn itself towards the globalization of the facts mediated by transmission of information, that do not stimulate values and reflections about the present and about Environmental Education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
História geral |
pt_BR |
dc.subject |
História global |
pt_BR |
dc.subject |
School book |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Global history |
pt_BR |
dc.subject |
General history |
pt_BR |
dc.title |
O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The History field of knowledge and Environmental Education in school books: provocations and perplexities for a history of the present |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |