Show simple item record

dc.contributor.advisor Henning, Paula Corrêa
dc.contributor.author Machado, Bárbara Milene Silveira
dc.date.accessioned 2012-07-25T00:07:24Z
dc.date.available 2012-07-25T00:07:24Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation MACHADO, Bárbara Milene Silveira. O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2178
dc.description Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação de Mestrado em Educação Ambiental teve como foco de estudo os discursos referentes à Educação Ambiental nos livros didáticos de História para a 5ª série (EF 8 anos) ou 6º ano (EF 9 anos). O estudo buscou responder, a partir da analise de três obras mais pontuadas pela avaliação do MEC, a seguinte questão: Como os livros didáticos de História produzem conhecimento acerca da Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro? Esse estudo teve como referencial teórico norteador os estudos de Foucault, Benjamim e Guattari. Com essa pesquisa buscou-se, além dos discursos sobre a Educação Ambiental, evidenciar a forma de apresentação que os conteúdos históricos buscam atender: uma forma linear e evolutiva dos acontecimentos que abarcam os fatos de maneira homogênea (História Global) ou uma história que busca os acontecimentos singulares, que provocam fendas na linearidade das abordagens tradicionais (História Geral). Considerando-se que a abordagem dos conteúdos produz subjetividade acerca dos fatos históricos e do meio ambiente, a partir desses referencias percebeu-se que a história volta-se para a globalização dos fatos mediados por transmissão de informação que pouco estimula valores e reflexões acerca do presente e da Educação Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract This Master in Environmental Education dissertation has as study focus the discourses related to Environmental Education in history school books for the 5th (elementary school of 8 years) or 6th (elementary school of 9 years) grades. In this study we seek to answer the following question: How do history school books produce knowledge about Environmental Education in Brazilian elementary school teaching? The theoretical references for the study were the studies of Foucault, Benjamin and Guattari. We analyzed three books appointed by the Ministry of Education with the best scores in their evaluations. With this research we sought, besides the discourses about Environmental Education, to demonstrate which form of presentation the historical contents try to meet: a linear and evolutionary form of the events which encompasses the facts in a homogeneous way (Global History) or a history that looks for the singular events, which provoke gaps in the linearity of the traditional approaches (General History). We consider that the approach of the contents produces subjetivity about the historical facts and the Environmental. By sketching these references, we perceive that history turn itself towards the globalization of the facts mediated by transmission of information, that do not stimulate values and reflections about the present and about Environmental Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject História geral pt_BR
dc.subject História global pt_BR
dc.subject School book pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Global history pt_BR
dc.subject General history pt_BR
dc.title O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente pt_BR
dc.title.alternative The History field of knowledge and Environmental Education in school books: provocations and perplexities for a history of the present pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record