Show simple item record

dc.contributor.advisor Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.contributor.author Satt, Jorge Antônio de Oliveira
dc.date.accessioned 2012-07-25T00:22:08Z
dc.date.available 2012-07-25T00:22:08Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation SATT, Jorge Antônio de Oliveira. Nas andanças pelo mundo, repensando caminhos...assim me constituo educador ambiental. 2009. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2180
dc.description Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo analisar, com base na metodologia das histórias de vida, o processo de minha constituição como educador ambiental, tendo como material de pesquisa as trajetórias, os percursos de vida do autor, de forma que se possa compreender as construções e as aprendizagens realizadas em cada percurso. Amparado por estudiosos no campo das narrativas de vida e ciente de sua importância em processos formativos, enquanto possibilidade de autoconhecimento, de um “caminhar para si”, que propicia ao pesquisador uma descoberta de si e sobre si, encontro sustentação em autores como Josso (2004), Nóvoa (1988), Dias (2002), que discutem a relevância de se trabalhar com essa metodologia de pesquisa-formação no sentido de produção de um conhecimento oriundo das experiências individuais, mas que revelam características de todo um contexto social, político, econômico e cultural, no qual o sujeito da narração está inserido. Sendo assim, é uma metodologia de pesquisa que se estrutura na reflexão sobre a vida, sobre as ações e as opções dos sujeitos em determinadas situações, buscando, nas trajetórias vivenciadas, as pistas para a compreensão da forma como o sujeito está no mundo. Ainda, no sentido de colaborar com o estudo apresentado, trago os referenciais de Freire (2000; 2002 a, b, c; 2007; 2008), que não se dedicou ao longo de sua obra a estudar as narrativas, como metodologia de pesquisa, mas entende que o aprendizado dos sujeitos dá-se a partir da própria história. Dessa forma, Freire aproxima-se dos autores estudados como fundamento deste trabalho na perspectiva das narrativas de vida. As reflexões desta pesquisa são conseqüências de estudos acerca destas narrativas e do que delas se pôde extrair como sendo aprendizados adquiridos ao longo de minha existência, de minha inserção social nos diversos espaços em que atuei e atuo. Trata-se de um estudo autobiográfico que buscou, nas experiências passadas, indícios que explicassem a forma como sou, estou e me relaciono com o mundo, com os homens e as mulheres. Como resultado deste trabalho, tem-se a crença da relevância de outros professores e professoras apropriarem-se dessa metodologia de pesquisa-formação como proposta para uma compreensão mais aprofundada sobre suas práticas sociais, desbravando em suas histórias crenças, valores, concepções, idéias, princípios que os constituem da forma como estão no mundo. pt_BR
dc.description.abstract The present study aim to analisy, based on metodology of life's histories, the process of my formation like environmental educator, had research's material the ways, steps of life's author, so can understand the increase and the learnings performed at every step. Supported by researchers on life's narratives and aware of your value in training processes, while possibility of self knowledge “self toward ” that provides to researcher a self discovery and about yourself.I found support in author like Josso (2004), Nóvoa (1988), Dias (2002), that discuss a work relevant with this metodology of research-formation in knowledge production sense from individual experiences . But it reveals characteristics of all social, political, economic and cultural context where is the narration subject.Thus it is the research metodology that structure in life's reflection, about actions and subject's options in some situations, finding experienced trajectories, clues to form comprehension as subject in the world . Besides, in colaboration sense with this study presented I show the ideas of Freire (2000; 2002 a, b, c; 2007; 2008), that he didn't dedicate to sudy narratives like research metodology, but understands that the subjects learning after self history. Then, Freire approaches of studied authors for this background study in perspective of life's narratives.The reflection research are consequences of study around this narratives and their extract like accquired learning by my existence.and my social insertion in several places that I worked and work. So it is a self biography study that found past experiences , pointers that explain the way I am and my realationship with the world, men and women. The result's work has a relevant faith of others teachers appropriate this metodology from research-formation as propose to deep comprehension about social pratices, discovery in faith history, values, conceptions ideas, principles that is the form in the world. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Constituição do educador ambiental pt_BR
dc.subject Histórias de vida pt_BR
dc.subject Pesquisa-formação pt_BR
dc.subject Reflexão sobre a prática pt_BR
dc.subject Environmental pt_BR
dc.subject Educator's constitution pt_BR
dc.subject Life's histories pt_BR
dc.subject Research-formation pt_BR
dc.subject Pratical reflections pt_BR
dc.title Nas andanças pelo mundo, repensando caminhos...assim me constituo educador ambiental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record