A perspectiva funcional de linguagem de Halliday e o ensino de língua portuguesa

Tagliani, Dulce Cassol

Abstract:

 
Neste ar tigo, fizemos uma tentativa de relacionar a perspectiva de linguagem trabalhada por Halliday com aspectos relacionados ao ensino de língua por tuguesa, visto que tal prática faz par te de um projeto maior de pesquisa, envolvendo também o livro didático de por tuguês. Assim, a par tir da percepção do autor de que a linguagem constitui-se em um sistema de significações que medeia a existência humana, e considerando que os contex tos de uso da linguagem exercem influência direta sobre o que é dito e como é dito, procuramos destacar a impor tância de se considerar tais aspectos num tipo de ensino que esteja voltado realmente para a formação de um indivíduo capaz de interagir nas mais diversas situações de uso da linguagem.
 
This paper presents a tentative to relate the Halliday’s language functional perspective and some aspects of Por tuguese language teaching. From the author’s perspective the language is a system of significations that is inherent to human existence. Considering that the various contex ts of language use have direct influence on what is said and how is said, we emphasize the impor tance of considering this aspects to make each person be able to interact on any situation of language use.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA - Artigos publicados em periódicos