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dc.contributor.advisor Gentini, Alfredo Guillermo Martin
dc.contributor.author Silva, Marisol Prado
dc.date.accessioned 2012-08-20T20:46:40Z
dc.date.available 2012-08-20T20:46:40Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation SILVA, Marisol Prado. A perspectiva Rogeriana para a Educação Ambiental não-formal através do acompanhamento de uma experiência. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)- Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2400
dc.description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho, intitulado A Perspectiva Rogeriana para a Educação Ambiental Não- Formal através do acompanhamento de uma experiência, tem por objetivo tentar estabelecer uma articulação da abordagem centrada na pessoa com a Educação Ambiental não-formal. Em virtude disso, temos como hipótese que os fundamentos teóricos do psicólogo norteamericano Carl Rogers, especialmente no que tange a sua abordagem centrada na pessoa, aplicada tanto no universo clínico quanto no campo da educação, contribuem como ferramentas para a educação ambiental. Nesse sentido, estamos acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade do Rio Grande, dentro do projeto Patrulha Ambiental Mirim e, mais particularmente, a monitora responsável pela atividade A Hora do Conto, a educadora ambiental Maria Auxiliadora dos Santos Lima. A justificativa para esta pesquisa deu-se quando, ao estudar o projeto, percebemos que esta atividade, embora meritória, operava em uma perspectiva tradicional de ensino. Para tanto utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, entrevistas registradas em fitas de áudio e transcritas com os responsáveis pelo Projeto Patrulha Ambiental Mirim e de Idosos, análise de documentos e relatórios produzidos pela Secretaria, além de nossa intervenção nas atividades aplicadas, e acompanhamento do projeto nos anos de 2007 e 2008. Embasamos esta pesquisa nos principais conceitos da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, nos conceitos de Meio Ambiente e Educação Ambiental de Marcos Reigota, e em algumas categorias de educação ambiental como alteridade, construção do conhecimento, cardápio de aprendizagem, currículo e pertencimento. Um dos resultados desta pesquisa foi a elaboração de um livro de literatura infantil como ferramenta pedagógica para o ensino de Educação Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract This study called The Rogerian Perspective to the Non-Formal Environmental Education, by means of following an experiment, aims at establishing an articulation of the person-centered approach with the non-formal Environmental Education. As a hypothesis, we can say that the Theoretical premises of the American psycologist Carl Rogers, especially in what relates to its approach centered in the person applied not only in the clinical universe but also in the field of education contribute as tolls to the Environmental Education. In this way, we are following the work carried out by the Environmental Education Unity of the city of Rio Grande, linked to the Project Small and Elderly Environmental Patrol, and more particulary to the monitor in charge of the activity Time for Tale, the environmental educator Maria Auxiliadora dos Santos Lima. The justification for this research happened while we were studying the Project and we noticed that the activity, although meritable, was operating on a traditional teaching perspective. As methodology, we used bibliographic research, audiorecorded interviews that were transcribed with the people responsible for the Project Small and Elderly Environmental Patrol, document analysys and reports produced by the Secretary, our intervention in the applied activies during 2007 and 2008. This research was based on the principal concepts of the Person Centered Approach of Carl Rogers, on the Environment and Environmental Education of Marcos Reigota and some categories of environmental education, such as otherness, knowledge building, learning menu, curriculum and sense of belonging. One of the results of this research was the making of a children literature book as a pedagogical tool to the teaching of Environmental Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Abordagem centrada na pessoa pt_BR
dc.subject Projeto patrulha ambiental mirim e de idosos pt_BR
dc.subject Meio-Ambiente pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Person-centered approach pt_BR
dc.subject Project small and elderly environmental patrol pt_BR
dc.subject Environmental pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title A perspectiva Rogeriana para a Educação Ambiental não-formal através do acompanhamento de uma experiência pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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