Saúde socioambiental e conselho local de saúde: um estudo no âmbito da estratégia saúde da família no município do Rio Grande/RS

Ferretti, Nadia

Abstract:

 
As estratégias de integração comunitária e fortalecimento da intervenção civil, a exemplo dos Conselhos Locais de Saúde, podem atuar na melhoria da gestão das variáveis socioambientais que interferem na saúde e qualidade de vida. Nesta valoração, nosso estudo de caso, na linha de pesquisa da Educação Ambiental Não-Formal, ateve-se ao processo de produção da relação ‘saúde, ambiente e educação’ durante a construção de um Conselho Local de Saúde (CLS), no âmbito da estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados obtidos no trabalho de campo foram submetidos à análise hermenêutica dialética do processo de trabalho e das relações humanas em Marx e Engels, e ao Saber e Racionalidade Ambiental, teorizados por Leff. Foram utilizados, como instrumentos para coleta de dados, a observação participante, a entrevista semi-estruturada gravada e o levantamento documental, respeitando a Resolução CNS 196/96. A aproximação dos referenciais teóricos permitiu-nos considerar que, enquanto a ‘relação saúde, ambiente educação’ mostrou-se única e similar na concepção discursiva de distintos segmentos que compunham o CLS, a produção de sua relação nos limites da ação mostrou-se diferenciada entre os mesmos. Os agentes do controle social, a exemplo dos sujeitos de nossa pesquisa, estão mantendo seu trabalho nas modalidades permitidas pelo arranjo dos instrumentos disponíveis ao seu alcance. Com o arranjo posto, as divergências entre os interesses individuais e coletivos são reforçadas segundo algumas particularidades e facilidades, como as de tratar a saúde pelo reforço de ações educativas, preventivas e reivindicatórias de modo desentrosado, e, abdicando-se das medidas capazes de promover a saúde. Os modos de compensação desenvolvidos pelos sujeitos de pesquisa, então, ao mesmo tempo em que podem significar uma forma de enfrentamento à inércia diante das condições adversas ao trabalho, também podem descaracterizar a realidade situacional local e ficar aquém da produção da saúde socioambiental.
 
The strategies of community integration and strengthening of civil action, the example of Local Health Councils, can act to improve the management of social variables that affect the health and quality of life. In this valuation, our case study, the research line of Non- Formal Environmental Education, ateve to the production process of the 'health, environment and education "during the construction of a Local Health Council (CLS), under Family Health Strategy (FHS). The data obtained in the fieldwork were submitted to analysis of the hermeneutic dialectic process of labor and human relations in Marx and Engels, and the Environmental Knowledge and Rationality, theorized by Leff. Were used as instruments for data collection, participant observation, the semi-structured interview and written survey document, respecting the Resolution CNS 196/96. The comparison of theoretical references allowed us to consider that as a 'relative health, environmental education' was shown to be unique and similar in design discourse distinct segments constituting the CLS, the production of their relationship within the limits of action proved to be differentiated between them. The agents of social control, like the subjects of our research, are keeping their work in ways allowed by the array of tools available to them. With the arrangement made, the differences between the individual and collective interests are reinforced by some features and facilities, such as to treat the strengthening of health education, preventive and reivindicatórias so desentrosado, and nil are the measures to promote health. The modes of compensation developed by the subjects of research, then, while they may represent a way of confronting the inertia in the face of adverse conditions at work can also weakened the local situational reality and get behind the social production of health.
 

Description:

Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)