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dc.contributor.advisor Rodrigues, Victor Hugo Guimarães
dc.contributor.author Pohren, Ana Paula
dc.date.accessioned 2012-09-20T19:06:23Z
dc.date.available 2012-09-20T19:06:23Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation POHREN, Ana Paula. O movimento Roessler para defesa ambiental e seu projeto “fim da picada” como um espaço não formal de educação ambiental. 2010. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2552
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo pretende compreender se o projeto “Fim da Picada” com suas trilhas ambientais, desenvolvido a mais de uma década pela ONG ambientalista “Movimento Roessler para Defesa Ambiental”, que atua a aproximadamente trinta anos na região metropolitana de Porto Alegre-RS, pode ser considerado um espaço de Educação Ambiental não formal. O presente estudo se justifica na medida em que busca reconhecer tal projeto como uma ponte para o deslumbramento de seus participantes com um mundo em miniatura, repleto de detalhes e possibilidades para experenciar relações mais harmônicas consigo mesmo, com os demais caminhantes e com os ambientes de natureza não humana. Considerando a reverberação das vivências impressas em seus cotidianos, uma mudança nos sentimentos é percebida como potencial propulsor de atitudes pró ambientais, baseadas no respeito e amorosidade com toda, e qualquer, forma de vida existente. A metodologia empregada neste estudo apóia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, envolvendo observações participantes e questionário semi estruturado, mediados pelas teorias de Gaston Bachelard, Humberto Maturana, Leonardo Boff, entre outros. As repercussões desta proposta buscam estabelecer o quanto a experiência do contato direto com a natureza não humana pode, e deve despertar em seus participantes uma mudança de sentimentos, através de um emocionar comprometido e responsável com o outro, e com o todo. Pois o caminhante ao refletir sobre o seu modo de andar, e os demais elementos que o cercam, pode experimentar também a oportunidade de percorrer trilhas internas, que o conduzam a novos caminhos para o reconhecimento de si mesmo, reencontrando sua essência solidária, enquanto seres constituídos e constituintes do AMOR. pt_BR
dc.description.abstract Its work focuses on the project "The End of The Sting" with its environmental trails developed about a decade for environmentalist ONG Movement for the Defense Environmental Roessler about thirty years of existence and in the metropolitan region of Porto Alegre \ RS can be considered an effective area of Environmental Education. This proposed work is justified insofar as it seeks to recognize the above-mentioned project as an effective experience of environmental education, in which participants glimpse into possibilities of having such an experience more harmonious relationships with themselves and once with the environments of non- human. Coming to reverberate in their daily change of feelings that can cause pro-environmental attitudes of respect, loving with all forms of life in the universe. The methodology of this study is based on a qualitative research with focus as participant observation linked the theory of the philosopher Gaston Bachelard, Leonardo Boff, Humberto Maturana and others. The implications of this study attempted to understand how the experience of direct contact with nonhuman nature can awaken in its participants a change of heart, a thrill committed and responsible to the planet, thanks to its internal trails, paths of knowing ourselves and our essence of being constituted and constituent of love. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Trilhas pt_BR
dc.subject Imaginário pt_BR
dc.subject Environment Education pt_BR
dc.subject Trails pt_BR
dc.subject Imaginary pt_BR
dc.title O movimento Roessler para defesa ambiental e seu projeto “fim da picada” como um espaço não formal de Educação Ambiental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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