Os sons do oriente: o conceito de autoconhecimento e sua contribuição para a Educação Ambiental, um estudo sobre a filosofia Hare Krishna

Laborde, André Luiz Portanova

Abstract:

 
A pesquisa tem o objetivo de perceber as relações entre o autoconhecimento proposto pela filosofia Hare Krishna e educação ambiental, estabelecendo interconexões com a esfera sagrada e sua compreensão para o conhecimento científico. Nesse sentido a discussão enfoca um diálogo entre Edgar Morin, Carl Gustav Jung e Gaston Bachelard traçando um percurso de investigação acerca da problemática do autoconhecimento. Além da contribuição teórica, que está ligada diretamente a linha de pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental, a pesquisa também participa do universo da comunidade Hare Krishna do Templo de Itajaí/Santa Catarina /Brasil, a fim de reconhecer suas ações em torno do autoconhecimento. A proposta se atém acerca da religiosidade oriental tendo em vista que se entende o processo de imanência, proposto pelos hindus, como auxiliar na identificação do autoconhecimento como prática de educação. Assim, portanto, e sob esse cenário que se apresenta a investigação, reunindo a dimensão onírica de Bachelard, a psique de Jung e a Noosfera de Morin, somando- se a mitologia oriental. Essas esferas é que verificam as tênues relações entre cosmos e ciência, através de uma perspectiva transdisciplinar que foi possível ouvir os sons que vêm do oriente. Dessa maneira, tem-se como problema central de pesquisa, o autoconhecimento na doutrina Hare Krishna, procurou-se com isso, investigar acerca deste e sua relação com os sujeitos na comunidade, como também perceber sua relação no momento de transformação, na tomada de consciência percebendo as mudanças na forma de ser e agir. Para assim galgar uma sociedade justa e harmônica enfocando sua importância nesse processo de reflexão sobre os problemas que envolvem o planeta. A pesquisa em educação ambiental atrelada à filosofia Hare Krishna, constatou na prática do autoconhecimento um impulso à ação humana para a reflexão em torno do tratamento acerca do seu relacionamento com a natureza e com a humanidade, enxergando na produção de vida uma possibilidade viável para a transformação das ações frente ao ambiente.
 
The present research has the purpose to apprehend the relations between proposed self- knowledge by Hare Krishna‟s philosophy and environmental education, establishing interconnections with the sacred sphere and they comprehension for the scientific knowledge. On this way, the discussion emphasizes a dialogue between Edgar Morin, Carl Gustav Jung and Gaston Bachelard delineating an investigation way about the problematical self-knowledge. Beyond the theory contribution that is directly joined to research‟s line of Fundamental Environmental Education, the research also participates from the universe of Hare Krishna‟s community from the Temple of Itajaí/Santa Catarina/Brazil, with the objective to recognizes their actions around the self-knowledge. The propose is about oriental religiosity having in sight what we understands as immanency process, proposed by the Hindus as an auxiliary in the identification of the self-knowledge as education practice. So, under this scenery who presents the investigation, meeting the dreamed dimension of Bachelard, the psique of Jung and the Noosphera of Morin, addition to oriental mythology. These spheres will to verify the tenuous relations between cosmos and science, through transdisciplinary perspective that will be possible to listen up the sounds of orient. This way, we have liked a central research problem, the self-knowledge inside the Hare Krishna‟s doctrine; we search with this, to investigate about these and their relation with the subject in the community, as also to apprehend their relation in the moment of the transformation, in the take of conscious looking the changes in the way to be and to act. So looking for a society fair and harmonious emphasizing their importance in these process of reflection about the problems that involvements all planet. The associate environmental education to the philosophy Hare Krishna, evidenced in practical of the self-knowledge an impulse to the action human being for the reflection around the treatment concerning its relationship with the nature and the humanity, visualizing in the life production a viable possibility for the transformation of the actions front to the environment.
 

Description:

Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2008.

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