Show simple item record

dc.contributor.advisor Caporlingua, Vanessa Hernandez
dc.contributor.author Ribeiro, Mário Fernando Carvalho
dc.date.accessioned 2012-11-09T18:12:11Z
dc.date.available 2012-11-09T18:12:11Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation RIBEIRO, Mário Fernando Carvalho. A contribuição da Educação Ambiental para significar a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes na cidade do Rio Grande. 2012. 132f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2750
dc.description Dissertação(mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A contribuição da Educação Ambiental para significar a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes na cidade do Rio Grande busca averiguar acerca da formação de uma consciência ambiental crítica e emancipatória capaz de superar o vigente paradigma cultural reificante, moralista e “higienista” do “trabalho que educa”. Para tal, utiliza-se como objeto de estudo a análise de entrevistas com atores sociais que atuaram e ainda atuam no combate a essa prática. A pesquisa inicialmente é bibliográfica, identificando o estado da arte sobre o tema do trabalho infantil. Em um primeiro momento se faz a análise de todo o contexto histórico do tema pesquisado. Em sequência faz-se uma análise da legislação, das políticas públicas e das ações afirmativas que visam a combater e erradicar a exploração da mão de obra de crianças e de adolescentes. Nessa linha de desdobramento, logo a seguir adentra-se na seara da Educação Ambiental como processo de conscientização, emancipação e transformação do condicionante cultural do trabalho como mecanismo educativo. Por fim, efetua-se a análise das falas colhidas, por meio da metodologia da análise textual discursiva. Os resultados obtidos chancelam e confortam a ideia de que a Educação Ambiental é um processo capaz de superar a premissa cultural vigente no ideário da sociedade de que o trabalho de crianças e de adolescentes, fora das hipóteses legais previstas, serviria como mecanismo educativo. pt_BR
dc.description.abstract The contribution of the environmental education to signify the exploration of children and adolescents work in Rio Grande city searches about the formation of a critical and emancipatory environmental conscience, able to surpass the in vigor cultural reificant paradigm, moralist and “higienist” of “work that educates”. For such, it analyzes interviews with social actors that used to and still operate on the fight against this practice as an object of study. At first, it is mostly a bibliographical research, working on identifying the state of the art on the subject of child labor. Initially, the whole historical context of the researched topic is analyzed. Then, an analysis is made of the legislation, the public policies and the affirmative actions that aim to oppose and eradicate child labor exploitation. Following this line of deployment, it enters the area of environmental education used as a tool to raise awareness, as well as emancipation and transformation of the symbolical power of work as an educational mechanism. Lastly, the statements taken are analyzed, using a discursive methodology of textual analysis. The results obtained seal and comfort the idea that environmental education is a tool capable of overcoming the cultural premisse prevailing on the ideals of a society in which child labor, outside the legal hypotheses provided, would serve as an educational mechanism. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Trabalho infantil pt_BR
dc.subject Exploração e superação pt_BR
dc.subject Contribution to environmental education pt_BR
dc.subject Child labor pt_BR
dc.subject Paradigm superation of the moralizer work pt_BR
dc.title A contribuição da Educação Ambiental para significar a exploração do trabalho de crianças e de adolescentes na cidade do Rio Grande pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record