Abstract:
A atividade física é uma das formas de manifestação humana no que se refere ao
movimento, é apenas um conteúdo da educação física que compreende a cultura corporal de pessoas e coletivos e se apresenta como um caminho de possibilidades na construção da saúde, que não pode ser vista sem os seus aspectos socioambientais. O presente estudo tem por objetivo principal, identificar os
conhecimentos sobre atividade física, saúde e ambiente, através do processo de trabalho das equipes do Programa de Saúde da Família no município do Rio Grande. Foi realizada uma pesquisa de corte transversal orientada por caráter descritivo-exploratório e analítico-quantitativo que estudou os conhecimentos referentes à atividade física, a saúde e ao ambiente das equipes que compõe atualmente o Programa de Saúde da Família (PSF) no município do Rio Grande, buscando uma visão geral dessa realidade. Nessa perspectiva foi construído um questionário contendo dez questões de com quatro alternativas ou mais cada utilizando uma escala crescente de importância com notas de zero a dez, e uma questão aberta. Participaram do estudo 122 trabalhadores (médicos, enfermeiros, técnicos e agentes). O processo de análise identificou um conhecimento prévio desses trabalhadores sobre atividade física, saúde e ambiente, mas ainda percebese um enraizamento de conceitos de natureza biológica, foi possível também visualizar de um programa de saúde pública/coletiva em funcionamento efetivo e conhecer o perfil dos trabalhadores atuantes nesses serviços. Neste sentido a Educação Física pode contribuir para desmistificar alguns conceitos na relação atividade física, saúde e ambiente proporcionando que o trabalhador se concretize como sujeito e conseqüentemente cidadão e ator, cumprindo seu papel.
Physical activity is one of the ways of human manifestation that refers to movement.
It is a content of the physical education that comprehends the corporal culture of
people and groups and it presents itself as a path of possibilities in the construction
of health, but it can not be seen without its social- environmental aspects. The present study aims to identify the knowledge on physical activity, health and environment, through the process of work of the team members of the Family Health Program in the city of Rio Grande. A traverse cut survey guided by descriptive – exploratory and analytical-quantitative character was accomplished and it studied the knowledge regarding to physical activity, health and environment of the team members who work nowadays at the Family Health Program in the city of Rio Grande, searching for a general view of their reality. In that perspective a
questionnaire containing 10 questions with four or more alternative answers using a
growing scale of importance with grades from zero to ten, and an opened question .122 workers took part in the study (doctors, nurses, technicians and health agents).The analysis process identified the workers previous knowledge on physical activity, health and environment but it was also noticed that most concepts have a biological basis .It was also possible to visualize a public health program in effective operation and to know the profile of the workers acting in those services. In this sense Physical Education can contribute to demystify some concepts in the relationship physical activity, health and environment enabling the worker to become a citizen and consequently being able to accomplish his role in society.
La actividad física es una de las formas de manifestación humana en lo que se refiere al movimiento, es solamente un contenido de la educación física que comprende la cultura corporal de las personas y de los colectivos y se presenta como un camino de posibilidades en la construcción de la salud, que no puede ser vista sin sus aspectos socio-ambientales. El presente estudio tiene por objetivo
principal, identificar los conocimientos sobre la actividad física, salud y ambiente, através del proceso de trabajo de los equipos del Programa de Salud de la Familia en
la ciudad de Rio Grande. Fue realizada una pesquisa de corte transversal orientada
por carácter descriptivo-exploratorio y analítico-cuantitativo que estudió los
conocimientos referentes a la actividad física, la salud y al ambiente de los equipos
que componen actualmente el Programa de Salud de la Familia (PSF) en la ciudad de Rio Grande, buscando una visión general de esa realidad. En esa perspectiva fue construido un cuestionario conteniendo diez cuestiones con cuatro alternativas o más cada utilizando una escala creciente de importancia con notas de cero a diez, y una cuestión abierta. Participaron del estudio 122 trabajadores (médicos, enfermeros, técnicos y agentes). El proceso del análisis identificó un conocimiento previo de eses trabajadores sobre la actividad física, salud y ambiente, pero todavía se percibe un arraigamiento de los conceptos de naturaleza biológica, también fue posible visualizar en un programa de salud pública/colectiva en funcionamiento
efectivo y conocer el perfil de los trabajadores actuantes en esos servicios. En este sentido la Educación Física puede contribuir para desmitificar algunos conceptos relacionados con la actividad física, salud y ambiente proporcionando que el trabajador se concretice como sujeto y consecuentemente ciudadano y actor, cumpliendo su papel.