Abstract:
Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de uma situação de estudo sobre Física daAtmosfera, através da contextualização. Foram elaborados planos de aula voltados para o 2º ano do ensino médio, buscando a participação ativa dos alunos na construção doconhecimento. Para isso, foram usadas várias ferramentas pedagógicas nas aulas paraauxiliarem na potencialização de uma aprendizagem mais significativa, tais como: slides,experimentos, vídeos, questionários e simulações, dando ao aluno espaço para debaterfenômenos e criar hipóteses. A avaliação foi feita utilizando mapas conceituais, onde foipossível analisar as interligações que os estudantes fizeram entre os conceitos abordados em aula.
This work was developed from the analysis of a situation of study on Physics of theAtmosphere, through the contextualization. Classroom plans were developed for the 2nd year of high school, seeking the active participation of students in the construction of knowledge. In order to do this, several pedagogical tools were used in the classes to aid in the enhancement of a more meaningful learning, such as: slides, experiments, videos,questionnaires and simulations, giving the student space to discuss phenomena and createhypotheses. The evaluation was done using conceptual maps, where it was possible to analyze the interconnections that the students made between the concepts approached in class.