Show simple item record

dc.contributor.advisor Turatti, Agueda Maria
dc.contributor.author Menezes, Fábio Machado de
dc.date.accessioned 2020-04-07T16:22:58Z
dc.date.available 2020-04-07T16:22:58Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation MENEZES, Fábio Machado de. Física da atmosfera: uma situação de estudo para o ensino de Física no 2º ano do ensino médio. 2019. 115 f. Dissertação (mestrado nacional profissional em ensino de física) - Instituto de matemática, estatística e física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8566
dc.description.abstract Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de uma situação de estudo sobre Física daAtmosfera, através da contextualização. Foram elaborados planos de aula voltados para o 2º ano do ensino médio, buscando a participação ativa dos alunos na construção doconhecimento. Para isso, foram usadas várias ferramentas pedagógicas nas aulas paraauxiliarem na potencialização de uma aprendizagem mais significativa, tais como: slides,experimentos, vídeos, questionários e simulações, dando ao aluno espaço para debaterfenômenos e criar hipóteses. A avaliação foi feita utilizando mapas conceituais, onde foipossível analisar as interligações que os estudantes fizeram entre os conceitos abordados em aula. pt_BR
dc.description.abstract This work was developed from the analysis of a situation of study on Physics of theAtmosphere, through the contextualization. Classroom plans were developed for the 2nd year of high school, seeking the active participation of students in the construction of knowledge. In order to do this, several pedagogical tools were used in the classes to aid in the enhancement of a more meaningful learning, such as: slides, experiments, videos,questionnaires and simulations, giving the student space to discuss phenomena and createhypotheses. The evaluation was done using conceptual maps, where it was possible to analyze the interconnections that the students made between the concepts approached in class. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Física da atmosfera pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Atmospheric physics pt_BR
dc.subject Conceptual maps pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title Física da atmosfera: uma situação de estudo para o ensino de Física no 2º ano do ensino médio pt_BR
dc.title.alternative Atmosphere physics : a study situation for the teaching of Physics in the second year of high school pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
  • Show simple item record