Abstract:
O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento de acadêmicos de Educação
Física sobre o diabetes e sua associação com a prática de atividade física e avaliar a percepção dos acadêmicos quanto à qualidade da formação para lidar com indivíduos diabéticos. Os participantes foram acadêmicos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. De um total de 263 acadêmicos elegíveis, 221 foram entrevistados. O percentual de acadêmicos que corretamente indicou hereditariedade, obesidade e alimentação como
fatores de risco para diabetes foi elevado (>90%). Por outro lado, cerca de 1/5 dos acadêmicos não apontou corretamente a principal alteração metabólica resultante do diabetes e 14% desconheciam a associação entre prática de atividade física e diabetes. O conhecimento dos alunos tendeu a aumentar com o passar dos anos, embora os alunos do terceiro ano tenham apresentado conhecimento consistentemente superior aos do quarto ano. Pode-se concluir que o conhecimento dos acadêmicos sobre o diabetes foi satisfatório, embora alguns aspectos
ainda possam ser melhorados e a maioria dos acadêmicos julgue sua formação acadêmica “não
adequada” para lidar com indivíduos diabéticos.
The aim of this study was to investigate the knowledge of Physical Education students
on diabetes and its association with physical activity practice and to evaluate the perception of the students of the quality of the knowledge gained at the university to deal with diabetic patients. Participants were students of the Physical Education School at the Federal University of
Pelotas, Brazil. Out of 263 eligible students, 221 were interviewed. The percentage of students who correctly indicated genetics, obesity and diet as risk factors for diabetes was high (>90%).
On the other hand, around 1/5 was not able to correctly identify the most important metabolic alteration a diabetic patients has and 14% were unaware of the association between physical activity practice and diabetes. Knowledge tended to improve with the year at the university, although third year students performed consistently better than fourth year ones. In conclusion, the knowledge of the students on diabetes and its association with physical activity was adequate, although some important aspects could be improved. In spite of the adequate knowledge, most students classified the knowledge gained at the Physical Education School inadequate for dealing with diabetic patients.