Abstract:
Este trabalho tem por objetivo propor meios para integrar a Educação Ambiental (EA) à
capacitação de trabalhadores portuários avulsos através da ambientalização curricular e sistêmica, seguindo referenciais e princípios da EA e da gestão ambiental. Para isto, foram considerados os níveis da macroescala (o sistema nacional de capacitação portuária), da mesoescala (o local da oferta) e da microescala (a sala de aula), com ênfase nesta última. A base teórica é multireferencial, com aportes das áreas da Educação e da Educação Ambiental,
priorizando a discussão curricular, a ambientalização e a avaliação em Educação Ambiental. A metodologia emprega diferentes abordagens, utilizando como procedimentos e técnicas o estudo de caso (o Curso Básico do Trabalhador Portuário, aplicado em Rio Grande-RS); a aplicação de entrevista (com entrevistado de referência); a aplicação de questionários (a professores-instrutores) e a análise de documentos (registros de atividades em sala de aula com os trabalhadores portuários e documentos dos órgãos gestores do sistema). A estratégia
escolhida constou de três fases: Fase I - o Diagnóstico do sistema e do triângulo interativo (professor, aluno, curso); Fase II - Estudo de Caso: o Curso Básico do Trabalhador Portuário – CBTP; Fase III: Elaboração das propostas. Os resultados indicam que, sob a ótica dos princípios da EA, o sistema de capacitação portuária tem pontos fracos (é pouco democrático e participativo; os cursos têm ênfase no saber-fazer, não são regionalizados; sua avaliação é classificatória; a EA é disciplinar, de baixa carga horária) e fortes (sistema em rede, bem organizado, com políticas contínuas e gestão estável, facilitando a implantação de mudanças; há uma cultura de sala de aula; há um espaço de avaliação permanente). A participação dos trabalhadores nas ofertas da disciplina “Meio Ambiente” trouxe importantes subsídios, dentre os quais as suas representações sobre meio ambiente, impactos ambientais cotidianos, e impactos ambientais portuários. O perfil dos professores-instrutores indica que este é semelhante ao nacional, tendo sido classificados como “instrutor portuário” e “instrutor
técnico”, de acordo com as categorias de habilitação, experiência, conhecimento e formação. Os instrutores ouvidos são favoráveis à integração dos temas ambientais, mas indicam a falta de conhecimento e de capacitação ambiental como a principal limitação para tratá-los em suas
disciplinas. A partir dos resultados obtidos, foi estruturada uma proposta metodológica de ambientalização curricular (a sequência: diagnóstico → critérios direcionadores → conceitos integradores → temas e conteúdos → ambientalização curricular) e três propostas de
operacionalização: Estratégia de Ambientalização Curricular; Capacitação Ambiental do Docente Portuário; e Sistema de Indicadores Ambientais Portuários – SIAAP, que buscam integrar as mudanças curriculares à ambientalização institucional, a estratégias de capacitação ambiental de professores-instrutores e à definição dos indicadores de avaliação destas mudanças. Deste processo, concluímos que as oportunidades e forças identificadas permitirão que tais propostas sejam efetivadas no sistema de capacitação portuária, possibilitando uma
ambientalização sistêmica, e abrangendo, além da microescala (os cursos), também a
macroescala (o espaço portuário e ambiental adjacente).
This paper aims to propose ways of integrating Environmental Education (EE) with
dockworkers training through the systemic curriculum environmentalization, following
references and principles of both EE and environmental management. To do so, it was
considered the levels of macroscale (the nacional system of ports capacitation), of mesoscale (the place of the offer) and of microscale (the classroom), emphasizing the last one. The theoretical base is multi-referential, with contributions from the fields of Education and Environmental Education, prioritizing curricular discussion, the environmental awareness and
assessment in Environmental Education. The methodology employs different approaches,
using procedures and techniques as the case study (the Standard Course of Port Workers,
implemented in Rio Grande-RS), interview (with reference interviewee); questionnaires
(teachers, instructors) and analysis of documents (records of activities in the classroom with the dockworkers and documents of the governing bodies of the system). The approach adopted consisted of three phases: Phase I - Diagnostic of the system and of the interactive triangle (teacher, student, course), Phase II - Case Study: The Standard Course of Port Workers - CBTP; Phase III: Preparation of proposals. The results indicates that, from the perspective of the principles of EE, the system of port capacity has weak points (it is poorly
democratic or participative; the courses have emphasis in know-how only, are not
regionalized; their evaluation is classificatory; the EE is a low-hours discipline) and strong ones (network system, well organized, with ongoing policy and stable management, facilitating the implementation of change; there is a classroom culture; there is an area of
permanent evaluation). The dockworkers participations in the offerings of the course
"Environment" have brought important benefits, as their representations of the environment, everyday environmental impacts, and ports‟ impacts on the environment. The teacherinstructors profile indicates that it is similar to the national level, being classified as “port instructor” and “technical instructor”, according to the categories of qualification, experience,
knowledge and training. The instructors heard were favorable to the inclusion of
environmental issues, but they indicate a lack of knowledge and environmental training as a major limitation to treat them in their disciplines. With the results obtained, it was structured a methodology proposal of curricular environmentalization (the sequence: diagnostic → criteria drivers → integrating concepts → themes and subjects → curricular environmentalization), and three proposals for implementation: Curricular
Environmentalization Strategy, Environmental Training of the Port Instructor, and
Environmental Ports Indicators System - SIAAP, seeking to incorporate curricular changes to the institutional environmentalization strategies for environmental training of teachersinstructors
and also to the definition of indicators to evaluate these changes. Of this whole
process is concluded that the opportunities and strengths identified will enable such proposals to be realized in the system capacity port, providing a systemic environmental awareness, which embrace not only the microscale (courses), but also the macroscale (the port area and surrounding environment).